Orquestra de Viola Caipira de  Bernardes se apresenta no Revelando SP em Prudente

Grupo, criado há um ano, tem 30 integrantes entre músicos e coral, a maioria formada por mulheres

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 07/08/2024
Horário 08:02
Orquestra Municipal de Viola Caipira de Bernardes se apresenta neste domingo no evento
Orquestra Municipal de Viola Caipira de Bernardes se apresenta neste domingo no evento

A Orquestra Municipal de Viola Caipira, de Presidente Bernardes, participa no domingo, do Revelando SP realizado de 9 a 11 de agosto, no IBC Centro de Eventos de Presidente Prudente.

Os violeiros e violeiras de Bernardes têm na regência o maestro Willians Baker e estruturador do projeto da Orquestra Municipal de Viola Caipira da cidade. O grupo foi formado há um ano. Segundo o maestro, a orquestra surgiu como uma continuidade do curso de Viola Caipira oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). “O Senar oferecia curso de viola caipira por um período de cinco meses, e depois esses alunos saíam e não tinham nada que desse continuidade aos estudos. Daí criamos o projeto da Orquestra Municipal de Viola Caipira”, explica.

Durante esse período de formação, o grupo vem fazendo várias apresentações, não só em eventos agropecuários, mas também em festivais e em outros contextos culturais onde possam levar a música raiz. E neste domingo, o grupo se apresenta em Prudente, no Revelando SP, com um repertório que traz grandes compositores como Teddy Vieira – que compôs a música “Menino da Porteira”, Carreirinho, João Mulato e intérpretes como Sérgio Reis e Tião Carreiro e Pardinho, entre outros. “A apresentação será de 30 minutos, mas nosso repertório é de mais de duas horas”, afirmou Willians.

Para o maestro, participar do Revelando SP com essa orquestra formada há apenas um ano será uma vivência importante para os integrantes. “Eles vão poder mostrar a sua arte do movimento caipira. Uma experiência importantíssima para o currículo deles como artistas e uma troca de experiência muito grande com outros artistas”.

Orquestra Municipal

A Orquestra Municipal de Viola Caipira de Presidente Bernardes é formada por 30 integrantes – músicos e coral. A maioria desses músicos é mulher. “É uma orquestra bem diferenciada, bem feminina e que vem com vozes [coral], o que não é tão comum na nossa região”, explicou o maestro. Os integrantes não são apenas de Presidente Bernardes, participantes de Presidente Prudente e Álvares Machado.

A idade dos integrantes varia de 17 anos até acima dos 40 anos. O grupo ensaia toda sexta-feira, das 17h às 19h, na antiga Estação Ferroviária da cidade. Os instrumentos que compõem a orquestra são a viola caipira de dez cordas e o violão.

A orquestra tem alguns projetos em andamento: um deles é o Orquestra Viaja, que faz uma vez por mês ensaios abertos em praças da cidade. “Fazemos em praça pública, debaixo de uma árvore, aonde for, levamos a cultura da viola caipira para todos conhecerem. Fizemos em algumas cidades também”.

O outro projeto é o Orquestra Visita, uma vez por mês a orquestra se apresenta em algum estabelecimento, como restaurante, lanchonetes. “Pretendemos levar esse projeto também para outras cidades da região, é o nosso plano”, afirmou o maestro.

Um outro projeto, que deve ficar para 2025, é o Teatro Caipira, onde atores vão representar as histórias da música raiz e a orquestra vai executá-las. “É um formato de musical. A nossa música raiz é muito rica, tem muitas histórias e causos, que merecem ser contados através da encenação. Estamos estruturando essa ideia e pretendemos lançar no ano que vem”, explicou Willians.

Revelando SP

O Revelando SP, maior festival da valorização da cultura tradicional paulista, chega a Presidente Prudente entre os dias 9 e 11 de agosto. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira. Dois deles já estão confirmados para o evento: Sérgio Reis e Diego e Victor Hugo.
 
A iniciativa é do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com correalização da Prefeitura de Presidente Prudente e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. O Revelando SP acontece no Centro de Eventos IBC com entrada gratuita. 

SERVIÇO
Revelando SP

De 9 a 11 de agosto
IBC Centro de Eventos
Todos os dias a partir das 11h
A Orquestra Municipal de Viola Caipira de Presidente Bernardes se apresenta no domingo (11), às 11h

Cedida

Maestro Willians Baker, que além da orquestra de Bernardes, também comanda as orquestras de viola caipira de Mirante e Pirapozinho
 

Publicidade

Veja também