Poucas marcas no mundo conseguem manter um índice de avaliação positiva que beira a unanimidade, como o Poupatempo do Governo do Estado de São Paulo. O programa obteve 98,8% de ótimo e bom, segundo pesquisa anual de satisfação dos usuários. Em Presidente Prudente, o Poupatempo ficou acima da média, com 99% de aprovação dos usuários. Dos 100 entrevistados, 79 avaliaram o serviço como ótimo e 20 como bom. O resultado reflete os investimentos do programa em tecnologia e treinamentos das equipes.
O maior desafio do Poupatempo, hoje, é responder à altura o nível de exigência dos jovens que já nasceram após a criação do programa. A nova geração é mais exigente, e por isso é preciso buscar novas tecnologias de atendimento. Diferentemente de outros órgãos, o Poupatempo já nasceu com o DNA em serviços, com o objetivo claro de facilitar a vida do cidadão. A novidade foi reunir em um mesmo espaço todos os serviços públicos para facilitar a vida de quem precisa tirar ou renovar documentos.
Desde o início, a gestão ficou à cargo da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), empresa de tecnologia que tem a missão de “contribuir para a eficiência do setor público e para a simplificação da vida do cidadão por meio de soluções técnicas inovadoras”. O atendimento com hora marcada garante conforto a todos e eficiência do uso dos recursos públicos. Aplicativos, serviços eletrônicos que podem ser resolvidos pela internet e totens de autoatendimento facilitam a vida dos usuários.
O atendente virtual Poupinha, em pouco mais de dois anos já trocou mais de 200 milhões de mensagens com internautas e fez mais de 9 milhões de agendamentos. Outras inovações e expansões estão a caminho, dentro do compromisso do governo de ampliar o acesso da população aos serviços do Poupatempo, além de adotar o “padrão Poupatempo” de atendimento para toda a administração pública.
Para a tarefa de atender o nível de exigência cada vez maior da população, o programa conta com o seu maior trunfo: profissionais capacitados e constantemente treinados para atender sempre de forma eficiente e cordial. São eles que garantem a satisfação do cidadão com a qualidade dos serviços prestados.
Prova disso é que os usuários entrevistados elogiam principalmente o bom atendimento e o respeito, o que reflete o princípio básico de atender com eficiência e cordialidade a todos, sem distinção. Isso explica porque, passados 22 anos desde a sua criação, o Poupatempo é considerado “um orgulho para São Paulo”.