Órgãos dispõem conteúdos para orientar consumidor

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 12/08/2016
Horário 11:06
 

Devido à comemoração do Dia dos Pais neste domingo, os órgãos de proteção ao consumidor, como o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) e o Procon, alertam a população sobre algumas questões de produtos e compras. O Ipem desenvolveu um conteúdo específico para alertar sobre os cuidados necessários na compra de produtos têxteis. As alergias são apenas alguns dos problemas ocasionados por produtos inadequados. As orientações estão disponíveis no site www.ipem.sp.gov.br.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão, as informações contidas nas etiquetas são fundamentais e precisam seguir critérios específicos. "Devem conter as informações em português sobre o fabricante ou importador, e o país de origem. Além disso, também é necessário identificar a composição têxtil, o tamanho e os símbolos de cuidados com a conservação", explica.

Para a composição têxtil, vale a pena ressaltar que todos os tipos de filamentos utilizados para a produção da peça devem estar mencionados com a indicação percentual de cada um deles (70% algodão e 30% poliéster, por exemplo). Entretanto, é proibido o uso dos nomes das marcas comerciais ou em inglês, como nylon. A falta ou incorreção das informações pode levar à autuação e multa de toda a cadeia produtiva. As empresas autuadas têm 10 dias para apresentar defesa ao órgão. As multas relacionadas aos artigos têxteis podem variar de R$ 793 a R$ 20 mil, dobrando na reincidência.

 

Procon

O Procon também possui um conteúdo para alertar os consumidores sobre compras virtuais, é o "Evite Esses Sites": http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite. "As pessoas devem consultar esta lista antes de qualquer compra online. Em casos de compras pela internet, o consumidor tem sete dias, após a chegada do produto, para desistir do mesmo, ou ainda sete dias após a compra efetivada virtualmente", explica Francisco Fernandes, coordenador do Procon de Presidente Prudente.

 
Publicidade

Veja também