Organização Soroptimista lança projeto de apoio a mulheres vítimas de violência

Existe Vida Após o Abuso busca oferecer apoio e ferramentas a este público, para que possa superar suas dores emocionais, recuperar sua autoestima e reconstruir a vida

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/08/2023
Horário 06:23
Foto: Mathilde Missioneiro/Folhapres
Mulheres poderão compartilhar suas histórias, emoções e experiências sem julgamento
Mulheres poderão compartilhar suas histórias, emoções e experiências sem julgamento

A Organização Internacional Soroptimista de Presidente Prudente lança oficialmente no dia 16, às 20h, no Garden Restaurante, o projeto EVAA (Existe Vida Após o Abuso), que tem como objetivo oferecer suporte abrangente e empoderamento para mulheres que enfrentaram situações de violência.

Segundo a presidente local da organização, Antonia Maria Braz, 63 anos, que também é coach e terapeuta integrativa, - que tem ao seu lado a psicóloga Patrícia Ferrari - como responsáveis pela iniciativa, o projeto busca oferecer apoio e ferramentas de como essas mulheres podem recomeçar plenamente suas vidas. 

“O EVAA está pronto para fazer a diferença na vida dessas mulheres. Convidamos toda a comunidade a apoiar essa causa nobre e fazer parte dessa iniciativa inspiradora, desse movimento de transformação”, convida Antonia.

Ela ressalta que, por meio de um programa abrangente de suporte emocional, educacional e comunitário, profissionais especializados e voluntários se dedicarão para alcançarem os objetivos, a missão de auxiliá-las a enfrentar traumas decorrentes de violência, a superar suas dores emocionais, recuperar sua autoestima e reconstruir suas vidas. 

“O projeto pretende capacitar as mulheres a enfrentarem o passado, desenvolver habilidades resilientes e criar uma vida plena e saudável após o abuso e com senso de empoderamento”, acentua a presidente.

O EVAA acompanhará de perto o progresso das participantes, medindo o impacto do projeto em sua autoestima, habilidades adquiridas e bem-estar emocional. Além disso, depoimentos e histórias de sucesso das mulheres envolvidas na ação serão coletados para demonstrar o impacto positivo em suas vidas. “O projeto também colaborará com pesquisadores e instituições acadêmicas para avaliar e documentar seus resultados, contribuindo para o conhecimento sobre a recuperação de mulheres após o abuso”, informa a presidente.

Apoio e conscientização

Conforme Antonia, a organização pretende elevar a conscientização pública sobre a violência contra a mulher, suas consequências e a importância do apoio às sobreviventes. Deseja fornecer, por meio desta ação, um ambiente seguro e acolhedor para que essas mulheres possam compartilhar suas histórias, emoções e experiências sem julgamento. Empoderá-las por meio de workshops e sessões educacionais, fornecendo conhecimentos sobre direitos, habilidades de comunicação assertiva, autodefesa e desenvolvimento pessoal.
“Queremos capacitá-las a superar traumas e experiências negativas, permitindo que sigam adiante com seus projetos e sonhos de vida. Promover o fortalecimento comunitário, conectando-as a redes de apoio, serviços jurídicos, de saúde mental e outros recursos relevantes”, acentua a presidente do grupo em Prudente.

Estratégias e atividades

De acordo com a presidente, o EVAA utilizará diversas estratégias e atividades para alcançar os objetivos citados com grupos de apoio: encontros regulares, onde as mulheres poderão compartilhar suas experiências e receber orientação de profissionais especializados.

Workshops e palestras sobre autoestima, empoderamento feminino, habilidades de comunicação e assertividade, superação de traumas e desenvolvimento pessoal.

Sessões de treinamento em autodefesa, capacitando as mulheres com habilidades práticas para aumentar sua confiança e segurança pessoal.

Estabelecimento de parcerias com organizações locais para encaminhar as mulheres para recursos jurídicos, terapêuticos, psicológicos e programas de capacitação profissional.

Eventos de conscientização com palestras, seminários e campanhas públicas para educar a comunidade sobre a violência contra a mulher e formas de apoio às sobreviventes.
Implementação de um programa de mentoria, permitindo que mulheres que superaram o trauma ofereçam suporte e orientação a outras para reconstruir suas vidas.

SAIBA MAIS
Público-alvo: Mulheres acima de 18 anos que sofreram qualquer tipo de violência ou abuso (violência psicológica, sexual, patrimonial ou física).
Encontros: Quinzenalmente, às quintas-feiras.
Período de inscrições: de 21 a 31 de agosto.
Local: Avenida Coronel José Soares Marcondes, 805 - Bairro Bosque, Presidente Prudente.
Contato para Inscrições: WhatsApp (18) 99771-3959.

Foto: Cedida


Antonia Maria Braz é presidente local da Organização Internacional Soroptimista

Publicidade

Veja também