A 8ª Semana do Cavalo Quarto de Milha, iniciada na terça-feira, espera receber cerca de 2 mil visitantes por dia. O evento, realizado no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente, segue até domingo. A entrada é gratuita. A região oeste paulista tem mais de 17 mil cavalos da raça, cerca de 8% do Estado. O objetivo é estender as ações que envolvem o quarto de milha, divulgar a raça, promover a interação dos amantes pelos esportes equestres e fomentar a comercialização. "Vem ao encontro de outra grande vocação regional, que é o agronegócio", relata Heitor Ligibergton, presidente do Rancho Quarto de Milha e organizador do evento.
Região oeste paulista conta com mais de 17 mil cavalos da raça quarto de milha
Além da tradicional galeria dos garanhões, a programação inclui palestras, cursos com parceria do Sindicato Rural de Prudente e região e da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e Senar (Serviço nacional de Aprendizagem rural). "A semana tem se consolidado a cada ano e atrai pessoas de toda a região, assim como de outros Estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Santa Catarina e Minas Gerais", diz Heitor.
De acordo com o organizador, a festa também conta com cerca de 150 animais, entre os garanhões de exposição, animais de fora para os torneios e leilão.
As provas equestres terão início hoje e seguem até domingo. Entre as modalidades estão "ranch sorting", "team penning", e laço técnico de cabeça e pé. O 5º Leilão da PH Eventos está programado para amanhã, a partir das 14h. A iniciativa é oficializada pela ABQM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha), da qual participam oito juízes oficiais.
Adriano Carani, 53 anos, pecuarista
, veio de Araçatuba (SP) pelo terceiro ano consecutivo para competir nas modalidades "ranch sorting" e "team penning". "São provas que trabalham técnicas de apartar bois. As duas são famosas no meio e são consideradas ‘as provas da família’, porque reúne a família toda para assistir", relata.
O número de inscrições também é alto. No ano passado, a modalidade "ranch sorting"
teve uma média de 250 inscritos. A expectativa é que, neste ano, alcance os 300 inscritos.