Operador de milagres

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 06/07/2024
Horário 04:34

O Plantão recebe a informação de que a Prefeitura de Prudente acaba de conceder a aposentadoria, por tempo de serviço, ao servidor público Cadmo Lupércio Garcia; a quem o Plantão se refere como operador de milagres.

HORAS BOAS E DIFÍCEIS
Em significativa parte dos seus 37 anos de carreira, contribuiu com a sua expertise para ajustar receitas e despesas, especialmente quando de escassez dos recursos que entram e abundância de contas a pagar.

FATO MAIS RECENTE
O seu mais recente milagre foi feito do ano passado para cá. O ano passado foi bastante crítico e a falta de dinheiro atingiu até o pagamento de contribuições às entidades assistências, estabelecidas em verbas impositivas dos vereadores. 

AJUDA PRIMORDIAL
Do jeito que terminou 2023, os indícios eram de que 2024 poderia ser ainda pior. Mas, com a ajuda imprescindível de Cadmo, as finanças foram se ajustando e dizem que o “rombo” era altíssimo.

DIFERENTES CARGOS
Nas mais de três décadas e meia de bons serviços prestados à administração municipal, lotado na Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), 27 foram como contador municipal e em situações de confiança de diferentes prefeitos esteve em outras funções. 

SECRETÁRIO MUNICIPAL
Ao longo dos anos, assumiu cargos de chefia de gabinete, diretor de contabilidade, coordenador administrativo e financeiro, secretário municipal de Finanças e contador chefe na atual gestão administrativa.

AJUDA AO TRIBUNAL
Cadmo atuou junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, no desenvolvimento e implantação da Audesp (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos), colocando Prudente como cidade-piloto desse sistema. 

SERVINDO A TODOS
Cabe destacar que a Sefin é uma das secretarias meio, como são as de administração, jurídica, tecnologia e comunicação, que prestam serviços para todas as secretarias; incluindo estas mesmas e as secretarias fins que têm focos externos.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
O que não se sabe ainda é se Cadmo assumirá a aposentadoria imediatamente, se ficará até o fim da atual administração e se irá permanecer por mais um tempo, independente de quem esteja no comando da cidade a partir de 1º de janeiro de 2025. 

VOTAÇÃO FAVORÁVEL
A assessoria do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) conta ao Plantão sobre a votação favorável ao projeto que exclui a prova oral como uma das etapas do concurso público para ingresso na Polícia Civil, exceto para o cargo de delegado.

AGILIDADE E EFICIÊNCIA
Conforme o parlamentar, a medida é voltada para simplificar e modernizar o processo seletivo, com alinhamento às práticas adotadas em outros Estados brasileiros; conferindo agilidade e eficiência. 

NA ONDA DO RECESSO
Nessa onda de recesso dos poderes legislativos, o Plantão também irá paralisar as atividades por 15 dias, a partir de segunda-feira (8). Portanto, a edição de amanhã (domingo) terá a coluna. Depois, repórter de férias.

Publicidade

Veja também