Ação conjunta entre a Prefeitura de Presidente Prudente e o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), com equipes da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), cavalaria e Força Tática, além do apoio do helicóptero Águia, promoveram, na manhã desta terça-feira, uma operação na região da Rua Mendes de Moraes, com o objetivo de garantir ao entorno da linha férrea ações de limpeza e zeladoria, visando a retirada de entulhos e a segurança dos pedestres, principalmente na região do Terminal Rodoviário.
Iniciada nas dependências do Centro Cultural Matarazzo, a operação contou com a presença de diversas equipes de diferentes secretarias municipais, como Assistência Social, Mobilidade Urbana e Cooperação Pública, Obras e Serviços Públicos, Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento, além da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), com 30 funcionários.
De acordo com o vice-prefeito José Osanam Albuquerque Júnior (PL), que acompanhou a ação, não será uma iniciativa pontual. “A área estava tomada pelo mato, facilitando o abrigo das pessoas em situação de rua e usuários de drogas. Vamos fazer a limpeza e dar o apoio necessário a essas pessoas, além de suporte necessário para a segurança desse local. O prefeito [Milton Carlos de Mello] Tupã [Republicanos] tem um projeto de revitalização para esta área e vamos buscar recursos”, pontou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social acompanhou toda a ação para que pessoas em situação de rua fossem assistidas e encaminhadas para os serviços de acolhimento disponíveis na cidade.
“Queremos, e vamos fazer, um trabalho de recuperação e dignidade, junto com a Assistência Social e o Fundo Social, para que essas pessoas possam ser reinseridas na sociedade, muitos aqui têm família e só precisam de uma oportunidade”, declarou o prefeito Tupã.
Na execução do trabalho de zeladoria, foram utilizados diversos maquinários das secretarias, como pá-carregadeira, trator de esteira, trator com roçadeira e caminhões basculantes, além de uma equipe de aproximadamente 30 funcionários para executar os trabalhos, incluindo 10 agentes de trânsito da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública).
Para garantir a segurança durante a operação, cerca de 30 policiais militares participaram da ação, com nove motocicletas, cinco viaturas, além do canil e da cavalaria. O helicóptero Águia da Polícia Militar também deu apoio na operação.
"Nossa participação é fundamental para garantir a segurança das equipes que estão no local e realizar o patrulhamento preventivo na área da linha férrea, que é uma região sensível pela presença de pessoas em situação de rua e pelo histórico de ocorrências", afirmou o major Domingues, do CPI-8.
A Prefeitura ressalta que esta iniciativa será contínua na região, visando tanto a segurança quanto o bem-estar da população.