Uma operação denominada Chora-chora, das polícias Civil e Militar, além de grupos operacionais, acabou com a prisão de 23 pessoas ligadas ao tráfico de drogas. Na manhã de ontem, o policiamento cumpriu mandados de prisão temporária e um de internação nos municípios de Indiana e Martinópolis. A ação também resultou na apreensão de R$ 16 mil, celulares e um pé de maconha.
De acordo com o delegado titular da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) de Presidente Prudente, Celso Marques Caldeira, até que a operação fosse deflagrada, foram cerca de cinco meses de trabalho e pesquisas. Tudo iniciou a partir da investigação de dois indivíduos que “dominavam o tráfico” nos dois municípios mencionados, ainda de acordo com o delegado. Conforme o andamento das investigações, outros nomes foram envolvidos, o que revelou a presença de mais de 20 pessoas na formação da quadrilha.
Durante o período de trabalho, 11 prisões foram efetuadas em flagrante, relativas aos nomes que compunham a lista de investigados. Os outros 12 já haviam sido detidos e recolhidos por tráfico de entorpecente de porte de munição. Entre as prisões, havia também uma mulher e um adolescente de 17 anos. Os detidos foram encaminhados ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caiuá, e outras unidades prisionais da região.
A operação recebeu a denominação de Chora-chora, em função do nome da estrada rural por onde passava grande parte do comércio de drogas ligando as duas cidades, além de ser o trecho no qual “diversos flagrantes foram realizados, durante os últimos meses, de tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico”, conforme o delegado. A ação contou com 103 policiais, sendo eles, 63 civis e aproximadamente 40 militares, além do GOE (Grupo de Operações Especiais) da Polícia Civil de Adamantina, Dracena, Presidente Venceslau e Prudente e da Força Tática e Canil da Polícia Militar.
Menor
Ainda na tarde de ontem, um adolescente de 15 anos, morador de Naviraí (SP), também foi preso por tráfico de drogas. Passageiro de um ônibus interestadual, ele foi localizado pela Polícia Militar Rodoviária, no km 648 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Presidente Epitácio, durante fiscalização no itinerário. O menor transportava 14,97 kg de maconha, dentro de uma mala.
Ao policiamento, o adolescente contou que foi contratado por R$ 1,4 mil para realizar o transporte da carga de sua cidade natal até Presidente Prudente. O indiciado foi apreendido em flagrante e encaminhado à delegacia da cidade. Foram apreendidos o entorpecente e o bilhete de passagem. O menor permaneceu à disposição da Justiça na carceragem local, para posterior transferência à cadeia pública. A ocorrência foi acompanhada por uma conselheira tutelar.