Com o objetivo de fiscalizar os principais centros logísticos da região de Presidente Prudente, a Receita Federal e a Polícia Militar Rodoviária concluíram, na sexta-feira, uma operação de combate ao contrabando e descaminho. No total, foram vistoriados dois grandes centros logísticos, 10 grandes transportadoras e centenas de veículos de carga e de passageiros que trafegavam pelas rodovias da região.
Dentre as mercadorias retidas, constam produtos eletrônicos, como smartphones, tablets, smartwatches, aspiradores de pó inteligentes, além de pneus, perfumes, roupas, vinhos, óculos e veículos. São cerca de 1,7 mil kg em produtos, podendo ultrapassar o valor de R$ 1,5 milhão.
Fizeram parte da operação, por parte da Receita Federal, servidores que compõem o Gerp (Grupo Especial de Repressão), da Receita Federal em Prudente, e a Fera (Força Especial de Repressão Aduaneira), da 8ª Região Fiscal.
"A operação continuará sendo executada pela equipe de repressão da Delegacia da Receita Federal em Prudente de forma cada vez mais rotineira. Ações neste sentido, ao se considerar a importância da região, fazem-se necessárias. Presidente Prudente, cuja unidade da Receita Federal circunscreve 76 municípios, é rota de comércio ilegal, devendo-se então destacar que o combate aos crimes de contrabando e descaminho é um dos objetivos institucionais da Superintendência da Receita Federal, na 8ª Região Fiscal", aponta o órgão.