Em quatro dias, 18 irregularidades de furtos e fraudes de energia foram identificadas em imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais no município de Presidente Epitácio. A soma do desvio de energia desses imóveis ultrapassa 65 mil kWh, o suficiente para abastecer 328 famílias com consumo médio de 200 kWh. Já o impacto financeiro é de R$ 56,4 mil. As irregularidades foram confirmadas durante uma operação especial de combate a furtos e fraudes de energia que a Energisa Sul-Sudeste realiza nesta semana no município. Neste período, foram efetuadas 62 inspeções.
De acordo com o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, esse é um balanço parcial como resultado de quatro dias de trabalho in loco. No entanto, acredita-se que haja outras irregularidades que devem ser comprovadas via inspeções que as equipes da concessionária realizarão até o fim desta semana.
“Essas inspeções fazem parte da rotina de atuação da Energisa, com o intuito de zelar pela segurança do sistema elétrico e da comunidade, bem como garantir a qualidade da energia que chega aos clientes. Utilizamos drones, verificamos denúncias de fraudes e analisamos as situações em que as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo”, detalha.
As inspeções visam comprovar a suspeita de que há um furto de energia, que consiste na ligação clandestina na rede, ou fraudes, que são as intervenções ilegais no sistema de distribuição, visando reduzir ou zerar o consumo da energia.
“Quaisquer intervenções na rede elétrica representam um risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros. O risco se estende aos moradores e população circunvizinha”, destaca.
Renan acrescenta que os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na receita da empresa, o que compromete os investimentos em melhorias e serviços que beneficiam todos os clientes regularmente ligados ao sistema de distribuição de energia.
Constatada a irregularidade, além de abrir um boletim de ocorrência na polícia, a concessionária tem como cobrar os valores retroativos referentes ao período em que a pessoa usou a energia, mas não pagou, conforme prevê a resolução 414/2010 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada.
“A população, que é prejudicada por essas práticas, tem papel fundamental no combate a esses crimes, e pode ajudar denunciando pelos nossos canais de atendimento. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato”, reforça. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia.