A Polícia Civil desencadeou, nesta quinta-feira, a Operação Le Tartuffe, na tentativa de desmantelar uma associação criminosa voltada à falsificação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na região de Presidente Prudente. Cerca de 20 policiais civis cumpriram três mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos um computador e dois celulares.
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos utilizavam um escritório de advocacia em Presidente Prudente para emitir falsas CNHs para a região.
Conforme o delegado responsável pela operação, Rafael Guerreiro Galvão, após a apreensão de documentos, celulares e computadores no escritório e endereços residenciais dos alvos, será possível concluir e até mesmo aprofundar a investigação, além de revelar uma lista de possíveis clientes/compradores dos documentos falsificados, sendo, assim, que todos responderão criminalmente.
O nome da operação, em francês, tem origem na peça de comédia do dramaturgo Jean-Baptiste Poquelin de Molière, cuja primeira encenação se deu em 1664, e que retrata uma série de personagens hipócritas e dissimulados. Na língua portuguesa, o termo Tartufo passou a ter acepção de pessoa falsa ou hipócrita.