Segue até domingo, em todo o território paulista, a Operação Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) II, desenvolvida pela Polícia Militar, com a intensificação de ações preventivas, principalmente nas divisas de estados. Na região de Presidente Prudente, a ação, que teve início na quinta-feira, é realizada pelo CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), com reforço do policiamento nas fronteiras com o Mato Grosso do Sul e o Paraná.
Na operação, estão em atuação equipes dos comandos de policiamento de Choque; Ambiental; Rodoviário; de Trânsito; de Aviação - com o empenho do helicóptero Águia e de drones; do Corpo de Bombeiros; e do Copom (Centros de Operações da Polícia Militar), o serviço 190.
“O objetivo da ação é preservar a ordem pública e garantir a percepção de segurança da população, por meio da atuação da instituição de forma robusta e integrada com outros estados e outros órgãos. Além disso, visa mitigar o intento do crime organizado nas diversas modalidades delitivas nos crimes interestaduais, transnacionais, nos ambientes urbanos, rurais, de matas, rodovias e mananciais”, expõe o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar.
O consórcio
Criado em março de 2019, para fortalecer a cooperação entre os governos das regiões sul e sudeste, bem como do Mato Grosso do Sul, e assim, impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do país, o consórcio teve sua primeira operação realizada entre os dias 8 e 12 de maio deste ano.
“O Cosud considera que o caminho efetivo para se atingir o processo de desenvolvimento pretendido para as regiões inclui o fortalecimento dos laços de cooperação, a troca de experiências, o planejamento conjunto de ações e de políticas de enfrentamento aos desafios que afligem a população”, declara a Polícia Militar.
“O enfrentamento e a diminuição da criminalidade passam por medidas, como o compartilhamento e a integração das bases de dados, pelo estabelecimento de um gabinete integrado de segurança, entre outras medidas”, finaliza a corporação.