A partir desta sexta-feira, o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), sediado em Presidente Prudente, irá reforçar sua estrutura operacional a fim de garantir a segurança de aproximadamente 150 mil foliões, que irão participar de ao menos 21 eventos, entre públicos e privados, no oeste paulista. A medida faz parte da Operação Carnaval 2025, que empregará na região, que abrange 67 municípios, um efetivo de 1,5 mil policiais militares, em 444 viaturas. Tendo a tecnologia como aliada, a ação ainda contará com a utilização de 12 drones como ferramentas de monitoramento, com captação e transmissão de imagens ao vivo para uma sala de operações, 24 horas por dia.
Os detalhes da operação foram divulgados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, pelo comandante do CPI-8, coronel Marcos Rogério Lemes, na qual estiveram presentes representantes dos comandos do 18º, 25º, 32º e 42º BPM/I (Batalhões de Polícia Militar do Interior), sediados respectivamente em Prudente, Dracena, Assis e Presidente Venceslau; do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia); além da Base de Aviação; Corpo de Bombeiros; e polícias Militar Ambiental e Rodoviária, que apoiarão a ação.
Foto: Mellina Dominato
Coronel Marcos Rogério Lemes explicou detalhes da operação Carnaval 2025
Além dos drones, que contam com zoom ótico de aproximação de imagem de 30 vezes e sensor térmico, câmeras de monitoramento nos mais diversos locais auxiliarão na atuação da PM nestes dias de festividades, quando ainda serão empregados oficiais do serviço de inteligência em meio aos foliões, a fim de identificar possíveis infratores e repassar informações para o policiamento ostensivo, explica o coronel Marcos.
A estimativa de maior público, marcada em 86,4 mil pessoas, é da área do 42º BPM/I, que terá eventos em Santo Anastácio, Presidente Epitácio e Rosana. Já 32,7 mil foliões deverão prestigiar os carnavais de Prudente, Martinópolis, Rancharia, Iepê, Taciba, Anhumas e Narandiba. Na região do 32º BPM/I, 22,2 mil frequentarão festividades em Assis, Florínea, Platina e Tarumã. Por fim, na Nova Alta Paulista, 13,6 mil visitantes são esperados em festas em Dracena, Adamantina, Pacaembu, Osvaldo Cru, Paulicéia, Monte Castelo e Nova Guataporanga.
Fotos: CPI-8
Drones contam com zoom ótico de aproximação de imagem de 30 vezes e sensor térmico
Planejamento
A operação Carnaval 2025 terá suas ações reforçadas entre esta sexta e a próxima quarta-feira, com a Operação Direção Segura, de fiscalização de alcoolemia com aplicação de testes com 67 etilômetros, visando reduzir os acidentes de trânsito; o Patrulhamento Preventivo nas áreas de maior concentração de foliões; além da Operação Bloqueio, nas principais vias de acesso, inspeção de veículos e abordagem de pessoas em atitudes suspeitas.
Outras atividades, no entanto, já vinham sendo promovidas pela PM a fim garantir um clima mais seguro neste feriado prolongado, como as operações Cavalo de Aço (fiscalização de motocicletas), Adaga (cumprimentos de mandados de prisão de foragidos da Justiça), Direção Segura, e Impactos Força Total (intensificação do policiamento preventivo e ostensivo).
Para o período pós-festas, novas ações estão programadas, como a manutenção do policiamento ostensivo e preventivo e monitoramento dos locais com maior fluxo de retorno de foliões.
União de forças
De acordo com o comandante do 14º GB (Grupamento de Bombeiros), tenente-coronel Wilson de Goes Júnior, o reforço operacional pela corporação será feito por meio de escalas extras, colocando o efetivo administrativo à disposição para atendimento das emergências. “Também houve uma intensificação, um foco maior nas instalações, nas edificações que sediarão os bailes carnavalescos, de modo a verificar a regularização no que diz respeito aos sistemas de prevenção contra incêndio, saídas de emergência, controle de pânico, entre outros quesitos”, esclarece. Bombeiros ainda atuarão na segurança de banhistas nas prainhas públicas municipais.
Nas estradas da região, a fiscalização também será intensificada, segundo o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária, capitão Daniel Martins, principalmente, com emprego de radares portáteis. Atenção especial será voltada para os municípios que sediarão grandes eventos e também que contam com balneários, como Rosana, Rancharia, Martinópolis, entre outros, que atraem inúmeros visitantes nesta época do ano.
Já no que diz respeito ao policiamento ambiental, o capitão Júlio César Cacciari revela que o patrulhamento náutico fará a cobertura de 2,5 mil metros quadrados de lâminas de água existentes na região, tendo em vista os cuidados em relação a aglomeração de pessoas e também voltados às questões de vulnerabilidade ambiental.
Quanto à atuação do 8º Baep, o major André Domingos Pereira, explicou que o foco durante a operação será de atuação principalmente em Prudente e Epitácio, com vista à repressão de crimes e manutenção da ordem pública.
Foto: Mellina Dominato
Coletiva de imprensa reunião comandantes da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira