O médico oncologista e coordenador do Setor de Oncologia do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente, André Genaro, explicou à reportagem de O Imparcial como funciona os procedimentos relacionados ao combate ao câncer de mama na unidade hospitalar.
O oncologista explica que o HR é um hospital geral, e, dentro dele está inserida a unidade de Oncologia, que é uma Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) adulta, credenciada à Rede Hebe Camargo. “A unidade recebe pacientes encaminhados da atenção primária de saúde, via regulação. Então, a orientação é que o paciente procure uma Unidade Básica de Saúde para dar início a qualquer atendimento”.
De acordo com o médico, os pacientes são acolhidos, primeiramente, no ambulatório e, caso confirmado o câncer, eles são encaminhados para o tratamento oncológico, seja cirúrgico ou clínico. “A partir daí, o paciente é analisado e verifica-se qual tratamento deve ser realizado, como o cirúrgico ou com quimioterapia antes da cirurgia, por exemplo”, elucida André.
O tratamento de mama pode reunir diversos recursos em sua conduta, podendo ser com cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou bloqueio hormonal, para atingir a cura da doença, indica o especialista.
Conforme explicação do coordenador do Setor de Oncologia do HR, o hospital desenvolve várias ações de prevenção contra o câncer, como o Outubro Rosa. Neste mês, a unidade realiza uma série de ações de orientações para a importância de exames de rotina, a mamografia, preventivo com o papanicolau, entre outros. “Essas ações podem ser promovidas em conjunto com outras unidades, como a Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente, Amigas do Peito e estimulamos a realização de exames de prevenção”, ressalta o médico.
“Dentro da nossa unidade, quando um paciente tem câncer, nós fazemos o seguimento do tratamento com mamografia em nossa unidade com prioridade”, completa o médico oncologista André Genaro.
O agendamento da mamografia no HR é feito via Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).
CONFIRA TAMBÉM:
Número de atendimentos de câncer de mama no HR e AME cresce 4,75%