Onça-parda Nala deixa Cidade da Criança e ganha lar adequado em Assis

Segundo Prefeitura de Prudente, felino foi transferido para Apass, onde terá recinto apropriado e oportunidade de socializar e conviver com outros animais da sua espécie

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/01/2025
Horário 17:28
Foto: Cedida
Onça-parda Nala foi resgatada muito ferida quando ainda era filhote
Onça-parda Nala foi resgatada muito ferida quando ainda era filhote

A onça-parda Nala, que há três anos estava abrigada na Cidade da Criança de Presidente Prudente, ganhou um novo lar nesta sexta-feira. O felino foi transferido para a Apass (Associação Protetora de Animais Silvestres), de Assis (SP).

A associação inaugurou recentemente novos recintos destinados a onças, que abrigarão Nala em um espaço apropriado, onde ela terá a oportunidade de socializar e conviver com outros animais de sua espécie.

De acordo com o biólogo da Cidade da Criança, Eduardo Viana Gasques, a equipe técnica estava em busca de um local adequado para receber a Nala desde 2021, porém, a demanda para o atendimento a animais silvestres de grande porte é muito grande e não havia nenhum lugar disponível. 

O biólogo contou que o primeiro local a demonstrar disponibilidade foi o Zoológico de Garça, em São Paulo, porém, o local está em reforma e as tratativas demoraram mais do que o previsto. “Diante do tempo além do previsto, começamos a procurar novos locais. Entramos em contato com a Apass, que aceitou recebê-la”, explicou Eduardo.

Ainda conforme o biólogo, na Cidade da Criança não há recinto compatível com ela. “A transferência da Nala era fundamental para a qualidade de vida dela. Na Apass, ela terá a oportunidade de conviver com outras onças e expressar os instintos naturais da espécie”, expõe.

Nala foi transportada com segurança pela equipe da Apass, sem sedação, em uma caixa de transporte na qual foi cuidadosamente habituada e treinada durante algumas semanas. A viagem contou com o acompanhamento da equipe técnica, que garantiu o bem-estar do animal durante os 125 quilômetros.

Foto: Cedida - Nala vivia na Cidade da Criança de Prudente

Resgatada quando filhote

A onça-parda foi resgatada ainda filhote pela Polícia Militar Ambiental em uma área de plantio de cana-de-açúcar, em Junqueirópolis, em novembro de 2021. Ela estava fraca e debilitada, com vários ferimentos pelo corpo, além de uma fratura em um dos membros.

Em Dracena, encaminhada pela Polícia Ambiental, passou por uma clínica veterinária, onde recebeu atendimento e foi submetida à cirurgia para correção da fratura. Posteriormente, foi levada para o zoológico da Cidade da Criança, em Prudente, onde a equipe de profissionais deu continuidade ao tratamento.

Por conta da fratura em uma das patas, corrigida ainda quando bebê, Nala possui uma limitação física, que ocasionou a perda do movimento da articulação do cotovelo, um dos motivos que impediram sua readaptação à natureza.

Publicidade

Veja também