Uma onça parda foi atropelada na manhã desta quinta-feira no km 547 da Rodovia Assis Chateaubriand, próximo à rotatória da Associação Bezerra de Menezes em Presidente Prudente
Após solicitação do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) para averiguar o caso, agentes da Polícia Ambiental foram até o local e localizaram o animal já sem vida no acostamento da via com sinais de atropelamento. O corpo da onça parda foi recolhido e destinado à vala sanitária por não ter condições de ser taxidermizado devido aos ferimentos.
A onça parda
De acordo com a Polícia Ambiental, a onça parda, conhecida também como suçuarana, pode medir até 150 cm e pesar entre 53 e 72 kg, apesar de haver registros de machos com mais de 110 kg. A espécie varia muito ao longo de sua distribuição em peso e tamanho.
Populações dos extremos do continente americano, do Chile ao Canadá, são animais maiores e mais robustos, pesando em média 75 kg. Já populações de regiões tropicais tendem a ser menores, pesando por volta de 50 kg. A coloração da pelagem varia do cinzento-claro até o marrom-avermelhado, sendo o segundo maior felino das Américas, atrás apenas da onça-pintada. São animais com hábitos crepusculares/ noturnos, mais ativos no final de tarde e durante a noite. São animais solitários e oportunistas, aproveitando qualquer chance para se alimentarem. A onça-parda é um predador estritamente carnívoro. Porém, a espécie é uma das mais generalistas entre os felinos. Na falta de presas grandes, os pumas podem comer uma variedade grande de presas, incluindo lagartos, aves e insetos.