Na recente diplomação, o juiz eleitoral Dr. Fábio Mendes Ferreira fez apelo aos eleitos para que promovam a integração social, que olhem para o povo que não tem vez e voz; exercendo o poder outorgado pela população para que isso aconteça.
COMO FICARÁ
A composição da 19ª Legislatura, como já é sabido, não será com a mesma composição dos eleitos titulares, pelo menos inicialmente. Então, o Plantão foi em busca de saber como se processará em relação e Tiago Oliveira (PP) que será secretário municipal.
POSSE E VOTAÇÃO
Em seu lugar assumirá Edu da Padaria, na condição de 1º suplente do PP. Mas, até o momento, Tiago está no jogo: foi diplomado solenemente na quarta-feira (18) e tomará posse na sessão de 1º de janeiro, às 9h, na Câmara Municipal.
LICENÇA AUTOMÁTICA
Tem mais: além de empossado, participará da eleição da mesa diretora da Câmara para o biênio 2025/2026. No mesmo dia serão nomeados os secretários e, automaticamente, Tiago estará licenciado do cargo de vereador, mas poderá voltar a qualquer momento.
QUALQUER MOMENTO
A convocação do suplente caberá ao presidente da mesa eleito dia 1º. Conforme Tiago, a qualquer momento poderá ser exonerado do cargo de secretário pelo prefeito eleito Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos), a pedido ou por decisão dele.
NA ASSEMBLEIA
Quatro deputados estaduais da presente legislatura foram eleitos prefeito: Vinicius Camarinha (PSDB) em Marília; Emir Chedid (União) em Bragança Paulista; Gerson Pessoa (Pode) em Osasco; e Helinho Zanatta (PSD) em Piracicaba.
A SUPLÊNCIA
A suplência de Camarinha está entre Ortiz Jr. Que trocou o PSDB pelo Republicanos e Damaris Moura que permanece no PSDB. Respectivamente, os demais a assumirem são Edson Giriboni, Fábio Faria de Sá e Marcelo Aguiar.
SUPLENTE DO ED
Edson Giriboni, de Itapetininga na região de Sorocaba, vai para o 5º mandado e será o 2º consecutivo como suplente. Em 4 de janeiro de 2021 foi quem assumiu no lugar de Ed Thomas, que era do PSB e trocou a Assembleia pela Prefeitura.
RAPOSO TAVARES
Em sua nova investidura como deputado, Edson Giriboni tem entre as propostas lutar por melhorias na Raposo Tavares, no trecho de Itapetininga e Ourinhos, que é o único não concessionado. Rodovia de 654 km que começa no Butantã e termina em Epitácio.
PEDIDO NEGADO
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou o pedido de embargos de declaração, sobre correção de decisão judicial de recente condenação de pavimentação e melhorias em vias públicas em gestão do prefeito Milton Carlos de Mello, “Tupã”.
REPASSE FEDERAL
A decisão dos desembargadores presidente e relator Dr. Guilherme de Souza Nucci, Dra. Renata William Rached Cateli e Dr. Gilberto Leme Garcia pela competência da justiça estadual, já que o repasse federal foi incorporado ao patrimônio municipal.
EM RECESSO
O repórter do Plantão, a exemplo de anos anteriores, anuncia que entrará em recesso. Nesta sexta-feira (20) é publicada a última coluna do ano, com o retorno previsto para 23 de janeiro de 2023, uma terça-feira.