Já dizia o ditado, “Conhecimento nunca é demais” e a região está prestes a ampliar seus aprendizados. A oficina “Documentários com Câmera DSLR” é uma inciativa gratuita oferecida pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) e desembarca em Presidente Prudente nesta quinta-feira. Segue viagem até Álvares Machado na sexta e encerra sua visita em Presidente Epitácio no sábado. Ministrada pelo produtor Lucas Gervilla, que tem em seu currículo mais de 150 conteúdos audiovisuais, a ideia é instigar as pessoas a fazerem suas próprias produções no ramo do vídeo.
Em Prudente, a oficina será às 19h, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, do Centro Cultural Matarazzo. São 20 vagas, destinadas a maiores de 14 anos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até na hora da atividade. Lucas, que começou a ministrar esse worskhop em janeiro e visita a região pela primeira vez, adianta que será uma oficina teórica e prática, ou seja, os participantes terão a chance de testar os conhecimentos que irão absorver.
“Começo dando uma introdução básica sobre vídeo digital, fotografia, tipos de enquadramentos e do estilo cinematográfico de documentário. Toda a teoria é alinhada com a atividade prática, tenho os equipamentos, todos vão poder experimentar”, expõe.
Começo dando uma introdução básica sobre vídeo digital, fotografia, tipos de enquadramentos e do estilo cinematográfico de documentário toda a teoria é alinhada com a atividade prática
Lucas Gervilla
oficineiro
De acordo com o oficineiro, a meta é desmistificar o conceito de que produção audiovisual é algo complexo e difícil de fazer. “Quero dar ferramentas para que eles contem a própria história com as lentes da câmera, é algo bem dinâmico, costumo dizer que é uma troca de experiências entre nós”, explica.
Sobre as expectativas ao visitar o oeste paulista, Lucas acredita que terá uma boa receptividade, uma vez que tem sido assim em todos locais que levou a oficina. “As pessoas sempre se interessam muito, participam, não são só pessoas que entendem sobre audiovisual, às vezes, tem gente que tem curiosidade pelo assunto e participa para entender como funciona”, explana.
Câmera DSLR
Lucas trabalha com audiovisual desde 2005 e com a câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex) como equipamento principal desde 2010. Por isso, conforme ele, decidiu desenvolver a oficina para sanar possíveis dúvidas com as quais ele teve de lida no início de manuseio do equipamento.
“Com o tempo, fui percebendo que as pessoas geralmente têm as mesmas dúvidas e dificuldades que eu tinha, então pensei: por que não fazer algo para ajudar? Já tenho uma boa experiência no ramo e principalmente com o estilo documental, então vi nisso uma oportunidade de colaborar com o desenvolvimento das habilidades de outras pessoas”, frisa.
No entanto, o oficineiro destaca que não é só esse tipo de equipamento que possibilita uma produção audiovisual de qualidade. “Existem outras câmeras, celulares, outras técnicas que podem ser utilizadas, falo sobre a DSLR pelo contato há mais tempo”, relata.
Relevância social
Segundo o produtor cultural da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), Adolfo Tiago Ferreira Lima, as oficinas vêm para complementar aquilo que o Matarazzo passa por meio das sessões de cinema. “Essa parceria que temos há mais de cinco anos com o MIS resulta em filmes e nas oficinas. A ideia é difundir a sétima arte, valorizar o cinema nacional e fazer com que coloquem em prática o que assistem nos filmes que passamos”, explica.
Além disso, de acordo com o produtor, a cidade de Prudente possui um número considerável de pessoas que se interessam pelo meio audiovisual e produzem conteúdo de forma independente. “A galera produz longa-metragem, curta-metragem, a ideia é convidar esse pessoal e incentivar, mostrar que são capazes de fazer um filme ou um documentário a partir de informações dentro da temática”, pontua.
Para entrar no clima cinematográfico, o produtor adianta que as próximas sessões fornecidas pelo MIS no Matarazzo serão nos dias 24 e 25 de agosto. “Na sexta, teremos o filme ‘Estamos Juntos’ com classificação de 14 anos e no sábado um para público de no mínimo 10 anos chamado ‘Eu não faço ideia do que estou fazendo com a minha vida’. O primeiro será às 19h30 na sala de cinema e o segundo dentro do Flitpp [Festival Literário de Presidente Prudente]”, ressalta.
Serviço
As inscrições para a oficina em Presidente Prudente podem ser realizadas pelo telefone 3226-3399, pelo e-mail: difusã[email protected] ou no Balcão de Informações do Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes em Prudente. A oficina é gratuita e ocorre amanhã, das 19h às 22h, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo.