O tempo seco característico do outono contribui, e muito, para o aumento do número de queimadas. Isso pode ser comprovado em números, como demonstrado pelo 14º GB (Grupamento do Corpo de Bombeiros), que registrou em 2024 um aumento de 214% nos incêndios em vegetação somente em Presidente Prudente, onde os casos saltaram de 170 para 534, na comparação de janeiro a 12 de maio de 2023 com este ano. Na região, a situação é semelhante, com elevação de 170% nas ocorrências, no mesmo período, já que foram 512 registros no ano passado contra 1.384 nestes últimos cinco meses.
Os trabalhos voltados para a prevenção de queimadas, conforme o 1º-tenente Guilherme Minoru Hakamata de Souza, não se restringem somente ao período de estiagem, mas seguem por todo o ano. “Preventivamente realizamos ações através de entrevistas e treinamentos de combate a incêndios em vegetação para as defesas civis municipais e brigadistas da região, como ocorreu em Santo Anastácio”, declara o oficial. Explica que dentre as ações desenvolvidas estão instruções práticas de combate direto, com utilização de abafadores, bomba costal, kit guarany, entre outros equipamentos, além do combate indireto, com tipos de aceiros, e exposição de materiais básicos para uma equipe de combate a incêndio florestal.
O 1º-tenente relata que a população pode contribuir para evitar focos de incêndio evitando as seguintes ações: não realizar a limpeza de terrenos com fogo, não jogar bitucas de cigarro próximo a área de mata e não soltar balões. “Quanto aos proprietários de terras é fundamental a realização de aceiros como forma de prevenir grandes incêndios”, ressalta.
Entre os riscos destes tipos de ocorrências para o meio ambiente e para a saúde pública, o oficial cita a destruição da fauna e flora, além de problemas conhecidos, como o aquecimento global. “A fumaça também pode causar problemas respiratórios na população. A comunidade pode denunciar práticas de incêndio criminoso acionando o 193, caso ocorra um incêndio em vegetação e, nas ocorrências criminosas, solicitar o 190”, orienta.