Os grandes espetáculos teatrais terão, em breve, mais uma casa para serem apresentados ao público de Presidente Prudente e região. As obras no Teatro Paulo Roberto Lisboa, localizado no Centro Cultural Matarazzo, estão na reta final e o local tem a promessa de autoridades municipais de ser "um dos melhores teatros do interior do Estado" em termos de infraestrutura. A expectativa do titular da Secretaria Municipal de Obras, Alfredo José Penha, é que o espaço esteja pronto para receber o público em setembro. Contudo, o secretário de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira, espera a conclusão das obras para agosto, para que o novo palco seja utilizado já no Festival Nacional de Teatro de Prudente (Fentepp).
Seja qual for a data de conclusão do trabalho, o fato é que o processo de modernização do espaço prossegue pelos próximos meses e ao final da caminhada, terão sido investidos mais de R$ 2 milhões em recursos do Estado e contrapartida da Prefeitura.
Conforme Nougueira, a empresa que conduz as obras no local se empenha agora no tratamento acústico do ambiente, trabalho que envolve todas as paredes e também o teto. Outra etapa inclui a instalação do maquinário responsável pela cenotecnia. "Com isso, haverá a possibilidade de movimentação de cenário, subir e descer cortinas, entre outras possibilidades. Outras partes a serem implantadas são as que dizem respeito à iluminação e sonoplastia", relata.
Uma vez terminado, o teatro terá a possibilidade de receber entre 500 e 600 pessoas. As obras, segundo o responsável pela pasta de Cultura, foram retomadas no meio do ano passado. Na última semana, a Prefeitura publicou, em atos oficiais de
O Imparcial, a prorrogação do contrato com a empresa que executa o trabalho no local. O novo acordo tem validade até dezembro. Entretanto, Penha espera que os serviços sejam finalizados antes da data limite. "Ampliamos o prazo por garantia. O andamento das obras está dentro do previsto e acredito que, em aproximadamente, quatro meses tudo esteja pronto", espera.
Homenageado
Conforme divulgado pela secretaria administrada por Nougueira, o nome do teatro no Matarazzo foi escolhido em homenagem ao ex-delegado regional de Cultura de Prudente, também conhecido como Caracu. Nascido na cidade em 11 de setembro de 1943, Paulo Roberto Lisboa foi nomeado membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do município, "consolidando-se um proeminente ativista cultural na cidade".
Segundo o
site, Caracu possuía o registro de professor de Educação Musical no Instituto Villa Lobos, no Rio de Janeiro, e "foi dirigente de fanfarras e corais, além de membro de comissões técnicas de festivais de teatro". Em seu currículo, também constam os diplomas de técnico em Contabilidade e professor de Ciências Físicas e Biológicas. Lisboa era filho de João Sebastião Lisboa e Aurora dos Santos Lisboa.