Tiveram início no último mês as obras do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro em Presidente Prudente. A unidade, que receberá investimentos de R$ 17,1 milhões, ficará no Parque Residencial Servantes 2, com 2.972,36 m² de área construída.
De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o instituto, que é referência no tratamento para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, vai beneficiar 45 municípios da região de Presidente Prudente, abrangendo 780 mil habitantes.
A estrutura prevê duas alas e contará com espaço para treino de marcha e convivência para os pacientes, além de um jardim sensorial.
A previsão é para que a unidade esteja pronta no final de novembro de 2023.
O instituto de Prudente será a 20ª unidade disponível no Estado de São Paulo. Diferentemente do que se vê nas outras, a prudentina também atenderá pessoas com deficiências auditiva e visual.
Em fevereiro deste ano, a Secretaria Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência destacou que a unidade de Prudente será a terceira maior do Estado em investimento, atendimento, acomodação e equipamentos dos mais modernos utilizados para reabilitação.
“Atualmente, 700 mil pessoas moram no Pontal do Paranapanema e, destas, 70 mil são pessoas com deficiência. Portanto, todos que tiverem deficiência visual, auditiva ou física serão atendidas de forma gratuita e com grandes profissionais”, declarou a pasta.
O instituto ficará localizado na Rua João Joaquim Galindo, 1, no Parque Residencial Servantes 2, que dá acesso, por meio da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), aos 45 municípios que compõem o DRS-11 (Departamento Regional de Saúde).
Foto: Reprodução - Instituto ficará localizado na Rua João Joaquim Galindo, 1, no Parque Residencial Servantes 2