Obras de modernização de ponte em Pirapozinho têm início na próxima terça

Intervenções ocorrerão no km 523 da Rodovia Assis Chateaubriand, na divisa com Paraná; tráfego segue em “pare e siga” a princípio e será interditado totalmente em setembro

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/07/2023
Horário 16:35
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Extensão da ponte em Pirapozinho é de 525 metros
Extensão da ponte em Pirapozinho é de 525 metros

A partir da próxima terça-feira, será iniciada a modernização da ponte localizada no km 523,5 da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), próximo ao Distrito de Itororó do Paranapanema, em Pirapozinho, na divisa com o Estado do Paraná.

O projeto é do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), vinculado à Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), que iniciará a recuperação de mais uma ponte sobre o Rio Paranapanema. Em março, o departamento já havia concluído a revitalização de outra passagem sobre o mesmo rio, na Rodovia Rodolfo Ribeiro de Castro (SP-421), que atualmente servirá como rota alternativa durante o andamento das obras em Pirapozinho.

Durante os seis meses previstos para a execução das obras, o tráfego na região sofrerá alterações. Inicialmente, o trecho estará liberado no sistema “pare e siga”, mas em setembro haverá interdição total. Neste período, os motoristas deverão optar por rotas alternativas, como a Rodovia Rodolfo Ribeiro de Castro (SP-421), utilizando a ponte já recuperada para atravessar o Paranapanema, ou a Rodovia João Lunardelli (PR-170), no trecho entre Rolândia (PR) e Porecatu (PR). Outra opção será pela Rodovia Engenheiro Jorge Rezende de Matos (SPA 001/563) e Rodovia Francisco Laranjeira Villar (PR-542), percorrendo o trecho entre Colorado (PR), Itaguajé (PR) e a Usina de Taquaruçu.

Segundo informações do DER, aproximadamente 4.365 veículos, entre leves e pesados, passam diariamente pela ponte de Pirapozinho.

O investimento total para a modernização da ponte será de R$ 2,2 milhões, provenientes do tesouro estadual. As obras incluem a restauração das juntas de dilatação, responsáveis por garantir que a expansão natural do material, causada pelo calor, não danifique a estrutura, além de intervenções no pavimento e outras melhorias.

A necessidade de modernização foi identificada após uma vistoria técnica que apontou problemas decorrentes da vibração gerada pelo intenso tráfego na ponte. Atualmente, a extensão da ponte em Pirapozinho é de 525 metros.

Publicidade

Veja também