Obras de ciclovia devem começar em até 1 mês

Prefeitura de Prudente assinou ontem o contrato e a ordem de serviço das obras que contemplam a terceira fase do PAC 2

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 24/05/2016
Horário 11:47
Com o investimento de R$ 5.273.257,66, a Prefeitura de Presidente Prudente assinou na tarde de ontem o contrato e a ordem de serviço das obras que contemplam a terceira fase do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). A obra envolverá 10.559,40 metros de ciclovia, que percorrerá toda a extensão da faixa urbana da linha férrea, além de 2.250,00 metros de recapeamento na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Os trabalhos ficarão sob a responsabilidade da construtora Unidas, vencedora de licitação, que terá o prazo de até 30 dias para iniciar o projeto e de oito meses para concluir a obra.

Jornal O Imparcial Assinatura do contrato ocorreu na tarde de ontem, no Matarazzo

De acordo com o projeto, elaborado pela diretoria técnica da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), as obras da ciclovia compreenderão desde as imediações do distrito industrial Antônio Crepaldi, nas proximidades do Recinto de Exposições Jacob Tosello, às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), até o Jardim Cobral, na divisa com Álvares Machado. No total, serão mais de dez quilômetros de ciclovia que, segundo o Executivo, abrigarão outras melhorias, como calçamento, cercamento e iluminação em todo o entorno da via férrea.

Ao longo do trecho do chamado sistema cicloviário, além da instalação de alambrado separando a ciclovia da linha férrea e iluminação, o projeto prevê ainda a construção de bicicletários para acomodar as bicicletas. Outro ponto importante da obra é a interligação da ciclovia ao transporte público e a intenção de facilitar e priorizar o tráfego das bicicletas frente aos veículos, como também aos trens, caso o transporte ferroviário volte a funcionar na cidade. "Todo esse projeto não confronta em nenhum ponto com a linha férrea, ou seja, se algum dia um trem voltar a circular, nada muda", destaca o engenheiro Jorge Guazzi, autor do projeto, por meio de nota da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

Até sua conclusão, prevista para ocorrer em até oito meses, serão investidos R$ 5.273.257,66 na obra. Deste montante, cerca de R$ 5 milhões serão financiados pela CEF (Caixa Econômica Federal). Enquanto que outros R$ 540 mil serão provenientes de contrapartida da Prefeitura.

 

Modernização


Para utilizar a área da ferrovia, o titular da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), Rodnei Rena Rodrigues, afirma que a Prefeitura teria recebido a autorização da ALL (América Latina Logística), atual detentora da concessão da linha férrea. "Será uma modernização e uma reurbanização total da linha férrea. A proposta é remodelar toda a extensão urbana da ferrovia, que até então vinha sendo utilizada para outros fins. Então, com a utilização desse espaço, faremos toda a iluminação e o cercamento da via, a fim de que a população possa usufruir e andar ao longo do trecho com tranquilidade", afirma o chefe da pasta.

O projeto está incluso na Política Nacional de Mobilidade Urbana, por meio do PAC 2, do governo federal. Além da ciclovia, a proposta traz ainda a previsão de uma obra de recapeamento asfáltico de 2.250,00 metros ao longo do trecho da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, que vai desde a rotatória do Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão) até a Avenida Itaro Koyanagui.

 

Segunda fase


Ao mesmo tempo em que as obras da terceira fase do PAC 2 foram anunciadas, os serviços previstos na segunda fase do programa ainda estão longe de ser finalizados. Isso porque, segundo Rodnei Rena, a execução do projeto, assinado em fevereiro de 2014, está com 30% de seu andamento concluído. No total, o investimento previsto para as obras foi de R$ 35 milhões, sendo R$ 31,5 milhões oriundos da União, e R$ 3,5 milhões como contrapartida da administração municipal.

Na época do lançamento, o prazo estipulado para a conclusão das obras foi de até 24 meses, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano. Ou seja, o projeto já está sob a vigência do período de prorrogação. Entre as obras previstas durante a segunda fase do PAC 2, estava a duplicação da Avenida Raimundo Maiolini, que liga o Brasil Novo até o distrito de Montalvão.
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