O Salão do Livro já deixa um gostinho de quero mais no encerramento de sua quarta edição neste domingo. Uma das programações deste último dia será o lançamento do livro "7º Concurso Literário de Presidente Prudente (Clipp)" que ocorrerá, às 16h, na Praça de Leitura, no Centro de Eventos do IBC. A obra - que conta com 170 páginas - traz textos de 87 escritores da cidade e região, além de outros Estados e até de Portugal.

Telma Mendes diz que um dos objetivos do concurso é incentivar a criação literária
Segundo a coordenadora do concurso, que é realizado pelo governo municipal, através da Secretaria de Cultura (Secult), Telma Aparecida Mendes, o livro conta com os mais variados gêneros literários, desde conto, crônica e poesia, que foram selecionados no primeiro semestre de 2013.
Na ocasião, ainda abrilhantando a ação, o público contará com um
show de sax de Diego Gasparoto, da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, além de intervenções teatrais sob a coordenação de Denilson Biguete.
A coordenadora explica que a obra não está à venda e por se tratar de um produto da Prefeitura, os exemplares que sobram são distribuídos gratuitamente em escolas municipais, estaduais e particulares, universidades e bibliotecas municipais, entre outros locais. "Nosso objetivo é incentivar à criação literária, divulgá-la e, através da revelação, despertar a curiosidade de novos escritores e leitores", destaca.
Inscrições para 2014
A partir de março, interessados já podem fazer suas inscrições para o concurso pelo
e-mail [email protected] ou pessoalmente na biblioteca municipal, no Centro Cultural Matarazzo. Lembrando que qualquer pessoa acima de 14 anos pode participar. Mendes explica que no ato do registro, o escritor já deve encaminhar seus textos. As quantidades ainda não foram definidas pela organização.
No início de junho, as obras são entregues a três professores de Língua Portuguesa, sendo dois da cidade e um da região, que farão a seleção. A lista dos aprovados normalmente é disponibilizada no
site www.culturapp.com.br.
Outra informação importante que a coordenadora menciona é que a prioridade é aos autores locais (50%), contudo, caso esse número não seja atingido, é passado para os demais participantes também.
Programação
Neste último dia, ainda dá tempo de conferir as exposições que estão no IBC, como a de Claudemir Bura: "Art Realismo"; de telas do artista plástico Cido Oliveira "Novos Caminhos"; "Drupismo e suas fases", de Lee Kauê; "Estradas de Ferro" do fotógrafo Gilson Lorenti; "Prudente 96 Anos – A História feita em imagens" de Marcos Sanches e "Palco", de André Tuffy. Além da intervenção poética "Transitório e Renascente" de Josué Bianchi.
A criançada pode festejar porque tem contação de histórias no espaço Era Uma Vez, das 14h às 17h. Às 18h, ocorre o lançamento no mesmo espaço, do livro "Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática".