Tema de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente), da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) em 2001, o registro histórico que relata a carreira de jogadores de futebol nascidos na região de Presidente Prudente que defenderam a Seleção Brasileira de Futebol se transformará em livro em 2022. Ano de Copa do Mundo, período em que boa parte do mundo volta suas atenções ao planeta bola, o projeto idealizado pelo jornalista prudentino, Cristiano Machado, 45 anos, que teve a orientação do professor e também jornalista Homero Ferreira, sairá do papel. O título da obra é "Canarinhos da terra" - A história de jogadores de futebol nascidos na região de Presidente Prudente (oeste de São Paulo) que jogaram pela seleção brasileira de futebol.
Até o momento há registro de mais de 20 profissionais do futebol que vestiram a camisa amarelinha, um sonho e motivo de orgulho e realização para atletas da modalidade. "Há registros de jogadores convocados e que atuaram pelas seleções de base e principal do Brasil desde 1962, como os laterais Vicente de Paula e Roberto Ramos, ídolos da Prudentina. Eles jogaram o Sul-Americano de 1962. Pouco tempo depois, foi ranchariense Álvaro Aparecido Pedro, o Suingue, que brilhou no Corinthians, Palmeiras, Vasco e Fluminense. E tem muitos outros, o que prova que a região foi sempre um local que revelou muitos atletas”, disse o jornalista.
“O TRABALHO SIGNIFICA, NA VERDADE, O RESGATE DE PARTE DA HISTÓRIA DO FUTEBOL DA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE. É UMA VALORIZAÇÃO DESSES PERSONAGENS. E ESTE LIVRO-REPORTAGEM TEM O OBJETIVO DE CONTAR A HISTÓRIA DESSES ATLETAS QUE CHEGARAM AO AUGE NAS SUAS CARREIRAS”
Cristiano Machado
Entre outros citados estão Rodrigo Caio, do Flamengo, e Victor, que brilhou no gol do Atlético Mineiro, alguns dos mais recentes. Outros destaques são o bernardense Zé Carlos, que foi à Copa de 1998; Antônio Carlos Zago; Edu Dracena; Renato Florêncio; Adriano “Codorninha”, melhor do Mundial Sub-20 de 1993; Garcia, ídolo do Londrina (PR); “Tróia”, de Panorama; o prudentino Douglas; Reginaldo Araújo, também de Prudente; e Elder Alencar, que jogou o Mundial Sub-20 de 1995, no Catar.
A dez meses do início da Copa do Catar, prevista para começar em 21 de novembro e ser finalizada em 18 de dezembro, a expectativa é lançar o livro em outubro. “O trabalho significa, na verdade, o resgate de parte da história do futebol da região de Presidente Prudente. É uma valorização desses personagens. E este livro-reportagem tem o objetivo de contar a história desses atletas que chegaram ao auge nas suas carreiras”, ressaltou.
Na prática, o livro traz um resumo da biografia de cada um deles. “São relatados, além dos aspectos relacionados ao futebol, suas origens, circunstâncias que levaram a se tornarem jogadores e também as relações familiares”, citou.
SERVIÇO
O jornalista informou ainda que o trabalho está em atualização e recebe contribuições. As informações podem ser enviadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (18) 98106-6954.