O tombo

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor dos felinos e de Fellini

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 28/11/2024
Horário 05:30

(crônica baseada em causo de Cornélio Pires)

Naquela cidadezinha o padre sabia de quase tudo que acontecia, inclusive sobre as esposas que traíam os maridos. As mulheres confiavam no piedoso sacerdote e se abriam com ele durante a confissão. Dando uma de psicólogo, o padre acertou um código com elas que era o seguinte: não digam "eu traí meu marido", falem apenas "eu levei um tombo".
As adúlteras ficavam mais à vontade e, quando botavam chifre nos maridos, diziam apenas "eu levei um tombo" no momento da confissão. Um fofoqueiro soube da "estratégia" e contou para muitos moradores, incluindo o prefeito. Como era um padre compreensivo, o religioso ouvia tudo com atenção e, após a confissão, condenava o adultério. "Vai, minha filha, não faça mais isso", dizia, acrescentando "não leve mais tombo".
Mas tudo muda e também na Igreja há transferências de padres. O padre foi transferido para outra cidade e ele foi substituído por outro padre durão que, é claro, não sabia do tal código "eu levei um tombo". Depois de ouvir as confissões de várias mulheres, o novo padre quis saber que negócio era esse, ou seja, "eu levei um tombo". 
O vigário achava que as pessoas caíam na rua por causa dos buracos. De fato, muitas ruas estavam esburacadas. A coisa ficou feia quando o padre cobrou o prefeito, solicitando uma operação tapa-buracos. 
Cínico que nem o Trump, o alcaide que, repito, sabia do código, deu uma sonora gargalhada e mangou do padre. Irritado com a zombaria e rápido no gatilho, o padre foi incisivo: "Pois fique o senhor sabendo que só esta semana a sua esposa levou dois tombos". Mais não disse nem lhe foi perguntado.

DROPS

Governanta é a mulher do governante.

Diarista é quem trabalha de dia. Quem trabalha de noite é noiterista.

Filme da semana em Washington: "EE.UU sou o dono do mundo", estrelando Cabelo de Ouro e grande elenco cafona.

Que kid preto que nada. Sou menino veneno.
(Miguel Paiva, cartunista)

Vai construir ou reformar? Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas, um mundo de cores. Av. Ana Jacinta, 1.663. 
 
 

Publicidade

Veja também