O superpoder da comunicação bem-sucedida

OPINIÃO - Luiza Leme

Data 11/10/2024
Horário 05:00

Atualmente, diante de tanto imediatismo, tendências, notícias e opiniões que surgem em um piscar de olhos por detrás de alguns cliques nas palmas de nossas mãos, desafio você, caro leitor, a uma reflexão sobre como estamos nos comunicando e a força que uma boa comunicação pode exercer diante de situações corriqueiras, muitas vezes, inusitadas em nossas vidas.
Levando em conta, claro, que a comunicação vai muito alem das palavras faladas e escritas. E os desafios encontrados em ruídos, diferenças culturais e falta de clareza são mais comuns do que podemos imaginar.
A comunicação envolve o entendimento, é também a arte de ouvir ativamente, de se expressar com clareza e de se adaptar aos diferentes tipos de interlocutores. Em um mundo cada vez mais digital e individual, manter uma boa qualidade de comunicação deve ser um encorajamento constante. Especialmente para aqueles que trabalham diariamente com o poder da palavra. Uma comunicação bem-sucedida pode ser a chave para construir bons relacionamentos, para transmitir ideias com clareza, bem como influenciar e inspirar pessoas ao seu redor. 
E a grande pergunta é: como podemos nos comunicar de uma forma mais eficaz?
E eu lhe respondo com uma outra pergunta: O que é que mais impacta a comunicação? A linguagem corporal, a escolha de palavras ou talvez a capacidade de ouvir? 
É trabalhar pontualmente cada um desses elementos da comunicação que vai fazer com que você chegue a um outro patamar de entendimento e capacidade de discursar, palestrar, apresentar em grupo e até mesmo criar oportunidades, resolver conflitos e abrir novas portas.
E para trabalhar estes elementos, podemos fazer um mergulho em técnicas renomadas que abordam a escuta ativa, o controle das emoções através da respiração, a postura corporal, oratória, a empatia e muitas outras. O universo da comunicação bem-sucedida é um universo vasto e surpreendente. 

Publicidade

Veja também