Nesta semana, o governador João Doria anunciou a liberação de uso de máscaras em locais abertos. O uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios. A decisão, conforme anúncio e publicada neste diário, se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação e está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida. São Paulo é o Estado que mais vacina no Brasil.
Desta forma, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre. No entanto, é preciso, como sempre, ter cautela. Há quem vibre com esta novidade e há quem se preocupa. A doença ainda existe, faz vítimas fatais e muitos, infelizmente, ainda não estão vacinados ou com o quadro completo de imunização. É necessária uma consciência importante neste momento. E lembre-se, se você tem algum sintoma persistente, não coloque a vida do próximo em risco.
Conforme anunciado, a decisão é baseada em análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. O grupo de especialistas levou em consideração a redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por Covid-19 no último mês. Além da melhora nos indicadores da pandemia, São Paulo tem a maior cobertura vacinal do país, com mais de 101 milhões de doses aplicadas. O Estado está próximo da meta de 90% da população elegível vacinada, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Vamos tentar voltar ao novo normal com sabedoria, paciência e muita cautela. Sabemos que essa doença às vezes nos prega surpresas com variantes, mas é sabido que muitos profissionais da área consideram que estamos sim, caminhando para o fim. Depois de mais de dois anos, todos merecemos esse respirar. E aos poucos, o sorriso vai voltando para o rosto das pessoas.