Traumatismo dentário é definido como uma injúria causada por impactos que atingem os tecidos moles e duros da cavidade bucal. Estruturas da boca como dentes, gengiva, língua e lábios podem ser danificadas, resultando em comprometimento estético, dificuldades de mastigação e fonação, além de causar efeitos psicológicos deletérios.
Diversos são os fatores que causam o traumatismo dentário, incluindo quedas (como as de bicicleta), esportes de contato (futebol, basquetebol e luta livre, por exemplo), colisões, acidentes automobilísticos, agressões físicas e uso de drogas e álcool, ressalta a professora doutora Daniela Atili Brandini de Weert, docente da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
De todos os tipos de traumatismo dentário, um dos mais graves é a avulsão dental, que corresponde até 16% de todas as lesões por trauma. A avulsão representa o completo deslocamento do dente para fora do seu alvéolo (osso que sustenta o dente), ou seja, é o deslocamento completo do dente da boca, destaca a professora Daniela. A avulsão é considerada uma situação de urgência e o atendimento inicial deve ser o mais rápido possível, porque influencia diretamente no sucesso do tratamento.
Segundo a docente, o dentista clínico geral é o profissional adequado para aconselhar o público sobre os primeiros-socorros para dentes avulsionados, e uma população consciente e educada em relação a este assunto pode ajudar tanto na prevenção como no sucesso do tratamento.
Desta forma, se um dente sofrer avulsão, as seguintes medidas devem ser tomadas no local do acidente:
1) Mantenha o paciente calmo, encontre o dente e segure-o pela coroa;
2) Se o dente estiver sujo, lave-o cuidadosamente com leite, soro fisiológico, saliva do próprio paciente ou, em último caso, com água. Recoloque o dente imediatamente na arcada dentária (reimplante);
3) Após o reimplante, o paciente deve morder uma gaze, lenço ou guardanapo para manter o dente em posição;
4) Se o reimplante não for possível, coloque o dente em um meio de armazenamento, preferencialmente em leite. Isso deve ser feito para evitar a desidratação da superfície da raiz do dente;
5) Procure imediatamente um dentista.
O reimplante é, na maioria das vezes, o tratamento de escolha para a avulsão dental, mas nem sempre pode ser realizado imediatamente. Além disso, existem situações nas quais o reimplante não pode ser indicado, como nos casos de lesões de cárie e doença periodontal severas, e para pacientes portadores de doenças sistêmicas graves como imunossupressão e patologias cardíacas severas, explica a professora Daniela. Finalmente, o tratamento do traumatismo dentário é multidisciplinar e o profissional melhor qualificado para atender a esses pacientes é o dentista clínico geral, o qual terá condições de realizar, senão todos, pelo menos a maioria dos procedimentos necessários. Ainda, esse profissional será capaz de coordenar a equipe que irá tratar o paciente, ficando sob sua responsabilidade o acompanhamento por um longo período de tempo.
(Matéria integrante de projeto de extensão universitária (PROEXT-REITORIA; 19982/2023), sob coordenação do Prof. Dr. Douglas Roberto Monteiro [Unoeste]).