O que esperar do Natal? 

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 11/12/2024
Horário 05:00

Chegamos em dezembro! Dezembro é o mês que nos remete a várias surpresas, novidades, amor, paz e recomeço.
Para muitas pessoas, final de ano e festas ultrapassam o sentir deste momento, pois tem seu próprio jeito de ser visto o seu próprio cheiro; pois ligamos alguns cheiros com determinadas situações, emoções e as memórias. 
Então o cheiro de fim de ano existe! O cheiro do panetone, da lasanha, do peru, o “cheiro de shopping”, das cafeterias que espalham cheiros de guloseimas e das decorações natalinas perfumadas. São nossas memórias olfativas que vão se firmando com o passar dos anos.
Quando falamos de Natal, algumas lembranças são especialmente marcantes com fatos da infância e adolescência, presentes, alimentos...
O ato de conviver socialmente neste período para o idoso é necessário, já que é um estímulo para manter nossa mente saudável.
Também, há quem não tenha boas lembranças desta época do ano, visto que algumas pessoas idosas experimentam aumento do estresse e da ansiedade motivada por uma série de fatores que alteram sua rotina, especialmente as pressões por comparecer a confraternizações, compras de presentes, a redução ou alteração do ciclo do sono e mudanças na dieta.
Para você na terceira idade, a principal dica quando falamos do nosso cérebro é buscar entender o que motiva esse sentimento, se é uma memória específica ou se é um misto de situações, fazer autorreflexão e ver se consegue compreender.
Entender que você não é obrigado a cumprir coisas ou rituais que não fazem sentido para você, ou não trazem alegria e conforto, é o primeiro passo. Seja honesto consigo mesmo e, se necessário, ajuda especializada.
Mas vamos aproveitar, nos alegrar e estar com nossos entes queridos, afinal dezembro chegou e passa rápido.
 

Publicidade

Veja também