O permafrost é uma camada do subsolo da crosta terrestre que está permanentemente congelada. A maior parte está localizada no hemisfério norte, concentrando-se principalmente na região do Ártico, sobretudo em partes da Rússia, Estados Unidos (Alasca), Canadá e Dinamarca (Groelândia).
A primeira menção escrita data de 1598 e refere-se à sua ocorrência em Nova Ziemlya. A primeira descrição científica do permafrost foi dada por Lomonosov em 1757. O permafrost é o solo que permanece a 0°C ou abaixo dele por pelo menos dois anos consecutivos. Foi originalmente concebido como solo perenemente congelado, mas a definição atualmente adotada é baseada na temperatura e não no estado de congelamento-descongelamento da água no meio.
Dois conceitos se aplicam a solos frios, com base nas interseções dos perfis de temperatura máxima e mínima do solo com a isoterma de 0°C e com uma isoterma que define a depressão do ponto de congelamento (ou temperatura abaixo de zero na qual a maioria da água do solo congela). O solo perenemente é equivalente ao permafrost (com temperatura igual ou inferior a 0°C, independentemente de sua água estar no estado sólido ou líquido), enquanto o solo perenemente congelado refere-se à zona onde a maior parte da água do solo está congelada.
A camada ativa é uma camada superior do solo em uma área de permafrost, sujeita a condições sazonais de congelamento e degelo. É um pouco mais profundo do que a zona criótica sazonal devido à depressão do ponto de congelamento. Pela mesma razão, existe uma camada na base do permafrost, que tem temperatura abaixo de 0°C, mas com água ainda descongelada ou zona perenemente descongelada é encontrada abaixo do permafrost, mas também pode estar localizada dentro ou acima do permafrost.
Estima-se que o permafrost ocorra em regiões que totalizam cerca de 26% da área terrestre. O permafrost tem cerca de 609 metros de espessura na Sibéria e 396 metros no Alasca, onde sua temperatura mínima é de −12°C e -10°C, respectivamente. Estruturas em cunhas de gelo são geralmente menores e mais complexas do que aquelas em gelo glacial.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pergelissolo;