O potencial da educação 

OPINIÃO - Wilson Kunze

Data 29/06/2024
Horário 05:00

Desde a época em que era estudante, principalmente, a partir do antigo segundo grau, hoje ensino médio, sempre questionei o uso exclusivo do modelo de ensino tradicional pela maioria dos professores, onde o papel do professor é embasado no repasse de conteúdos, com poucos ou raros momentos com atividades interativas. Neste sentido, é urgente identificar e adotar modelos de ensino que se adéquem aos perfis dos estudantes, o que é um dos grandes desafios para os educadores na atualidade.
No ensino superior, não foi diferente e trazendo minha experiência de mercado, a partir do momento que me torne professor, busquei vincular conteúdos teóricos com atividades práticas, aproximando o diálogo entre a reflexão e a ação efetiva. Nesta linha, o professor e Dr. José Manuel Moran, em seu livro "A Educação que Desejamos: Novos desafios e como chegar lá", apresenta rico conteúdo quanto à necessidade de mudanças na educação. Ele nos diz, por exemplo, que é preciso educadores que motivem e dialoguem com os estudantes, que tenham ciência do que sabem e o que não sabem. Que sejam humildes e estejam atentos ao novo. Que saibam entender os seus estudantes, enxergar suas ansiedades, seus objetivos e, principalmente preparem-se para atuar com atividades que levem à reflexão e ao diálogo.
Diante desse novo cenário, é a escola que precisa se adaptar ao aluno e não o inverso, pois ao contrário, ele simplesmente abandona os estudos. E escola vazia não é bom para a educação, não é bom para os professores, não é bom para a pesquisa, não é bom para o mercado, enfim, não é bom para a sociedade como um todo. O conteúdo da obra de Moran é estimulante para o professor de qualquer área repensar, aprender e mudar sua postura diante da nova realidade educacional que se apresenta, com o uso de novas tecnologias e metodologias, ensino híbrido, EAD, etc. 
A educação pode evoluir e adaptar-se às atuais gerações, fazendo com que educadores e estudantes efetivamente se sintam instigados a serem participantes ativos no seu processo de aquisição de novos aprendizados.
A ideia para escrever um livro apresentando Casos Empresariais, permitindo vincular teoria e prática, surgiu durante o período em que fui professor universitário, onde tive a oportunidade de ter vários amigos e incentivadores, mas um em particular se sobressai, que o é professor Dr. Sidinei de Oliveira Sousa, que quando conheceu o meu trabalho, dizia que “todo esse seu conhecimento precisa ser registrado em um livro”. De início, a sugestão me pareceu um tanto absurda e ousada, porém, depois de algum tempo, e já fora da universidade, comecei a refletir sobre o assunto e entendi que essa poderia ser uma janela de oportunidades que estava se abrindo para contribuir com o ensino superior e com o mercado empresarial.
Quer saber mais? Leia "Casos Empresariais: a tomada de decisão na prática" e descubra novas formas de agir.  E se quiser, pode me contratar para conduzir oficinas práticas e inovadoras.
 

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