O planejamento estratégico e a gestão de processos

OPINIÃO - Thiago Farina

Data 16/04/2021
Horário 05:00

Nesse um ano de pandemia da Covid-19, um dos assuntos mais comentados foi a respeito de como ela teve severos impactos em diversas áreas da sociedade, principalmente a da saúde e a da economia. Dentro do âmbito da economia, muitas empresas tiveram que fechar suas portas de forma definitiva e algumas outras, que permanecem no mercado, passam por intensos prejuízos. Boa parte delas devido a não adaptação das medidas necessárias de isolamento impostas para controlar a disseminação do vírus.
Entretanto, uma dúvida que pode surgir é: será que antes da pandemia a realidade das empresas brasileiras era melhor? Para essa reflexão, trago um dado de uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feita em 2018. Segundo esse estudo, cerca de 75% das empresas fundadas fecharam antes de completarem dez anos, sendo que cerca de 20% das empresas fundadas em 2008 fecharam antes mesmo de um ano de funcionamento. Podemos perceber que mesmo antes da pandemia, o cenário já não era positivo.

Há algo muito importante e que muitas vezes é negligenciado pelos empresários: o planejamento estratégico

Mas por que será que essas empresas fechavam antes de completar seus dez anos? Realizando uma análise mais profunda, há algo muito importante e que muitas vezes é negligenciado pelos empresários: o planejamento estratégico. Apenas cerca de 10% das médias empresas brasileiras possuem um planejamento estratégico para seus próximos três, cinco ou dez anos. Sem esse planejamento a empresa não consegue vislumbrar seu futuro e pode acabar se perdendo no decorrer de sua existência, sucumbindo em qualquer adversidade que apareça.
Toda empresa que possui seu planejamento estratégico muito bem definido pode realizar a gestão de seus processos de forma muito mais efetiva, melhorando os pontos frágeis da empresa e principalmente conseguindo se adaptar mais facilmente em momentos como esse que estamos vivenciando. 
Portanto, o planejamento estratégico e a gestão de processos são grandes aliados do empresário, ajudando a se adaptar a esse momento caótico que estamos vivenciando, mas acima de tudo, não podemos negligenciar as medidas de saúde impostas, pois quanto antes colocarmos em prática essas questões, mais rápido a economia voltará aos trilhos.



 

Publicidade

Veja também