O Imparcial leva realidade a salas de aula

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 07/08/2018
Horário 07:00
 Cedidas - E.M. Pioneiro Alberto Bernardes Sotelo
 Cedidas - E.M. Pioneiro Alberto Bernardes Sotelo

 

O projeto O Imparcial na escola é desenvolvido em todas as classes da E.M. Pioneiro Alberto Bernardes Sotelo, em Floresta do Sul, distrito de Presidente Prudente. Um dos objetivos centrais é a formação de leitores. As classes costumam trabalhar em grupos realizando leitura de notícias conforme a escolha de temas relevantes, além de interesse e a curiosidade para a discussão do grupo que explora assim a compreensão do texto jornalístico. De maneira interdisciplinar, os professores aproveitam os conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas ao escolherem matérias que abordam os assuntos trabalhados. O uso do jornal em sala de aula só tem a acrescentar, pois permite trazer a realidade para as aulas e permite que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem.

Pequenos espertos

Os alunos do 1º e 2º anos realizaram atividades voltadas à escrita, análise linguística e interpretação, além de acompanharem a leitura de notícias realizadas pelas professoras que orientam quanto ao manuseio do jornal, mostram como ele é dividido, qual o objetivo das seções. Os alunos identificaram, leram a manchete e relacionaram a escrita da legenda de imagens. Segundo a professora Teresa Lopes da Silva Reis (1º ano) “o jornal contribui no desenvolvimento da escrita, da criatividade para a produção de pequenos textos, interpretação, dando oportunidade para a troca de ideias entre os alunos, além de despertar a curiosidade sobre os acontecimentos que se passaram e os que estão por vir”. Já a professora Amanda Felix de Carvalho (2º ano) ressalta o envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.

Bem informados

Para o 3º ano o uso do jornal é um instrumento para motivar os alunos e torná-los mais bem informados e participantes. Os trabalhos em sala de aula foram realizados em grupos onde as crianças puderam escolher notícias para apresentar à sala destacando os pontos mais importantes, através da intervenção da professora.

Complemento

O 4º ano realizou discussões sobre temas relevantes para a discussão do grupo como o "Trabalho infantil” e o “Tráfico de animais”, que complementou de forma interdisciplinar o conteúdo estudado em ciências. Outros gêneros foram analisados como a entrevista, charge, tirinha de humor e notícia.

Desenvolvimento

O 5º ano utilizou o jornal para elaboração de cartas de leitor a partir de publicações como a “doação de sangue” e o “trabalho infantil em Presidente Prudente”, a classe deu sua opinião sobre estes assuntos e trabalharam com as características do gênero. O texto jornalístico possibilita ampliar a leitura de situações reais além de promover a leitura dinâmica de dados, gráficos e imagens. Amplia o conhecimento de mundo dos alunos e ajuda nas posteriores leituras de jornal, sendo uma fonte importante de informação para ser desenvolvida em todas as classes.

 

Publicidade

Veja também