Durante o primeiro semestre de 2018, desde o início do ano, os alunos do Ensino Fundamental da E.M. Prof. Ivo Garrido, juntamente com a orientação dos seus professores, realizaram atividades com o jornal O Imparcial no intuito de familiarizá-los com este portador de informações diversificadas, aproximá-los dos comportamentos característicos de um leitor de impresso e também utilizar o mesmo como ferramenta pedagógica, estimulando a formação de novos leitores.
Cedidas / E.M. Prof. Ivo Garrido
Acesso e conhecimento
Foram realizadas diversas atividades, tais como: roda de jornal, leitura de notícias, pesquisas e leitura compartilhada de notícias. A princípio, os educandos tiveram a oportunidade de ter o acesso e conhecer os exemplares do material, principalmente os dos anos iniciais, primeiros e segundos anos, manuseando-os e, consequentemente, pegando intimidade com o mesmo.
Formação leitora
Nesta etapa o professor frisou a importância de conhecer como o jornal é estruturado, explicando suas divisões que facilitam a sua leitura. Foi salientado que cada caderno tem suas especificidades e neles os assuntos são organizados de acordo com as mesmas. Estas e outras informações foram explanadas junto aos alunos com o objetivo maior de mostrar-lhes a importância do jornal para manterem-se informados e contribuir em sua formação leitora.
Cedidas / E.M. Prof. Ivo Garrido
Conscientização
Os terceiros anos, utilizaram o jornal como recurso didático valiosíssimo em suas aulas, uma vez que veio contribuir com o enriquecimento dos conteúdos planejados de leitura e produção de diferentes gêneros textuais como: manchetes, notícias, classificados e outros. Conhecer a diversidade de gêneros textuais contribuiu para o aprendizado do aluno e a conscientização da realidade e dos problemas atuais através das informações contidas no jornal.
Praticando
Os alunos dos quartos anos desenvolveram ao longo do primeiro semestre o projeto jornal, conteúdo do Livro Didático que traz o gênero de escrita jornal e suas diferentes abordagens: jornal impresso, que é o nosso foco, jornal online, jornal através de rádio de TV e os diversos temas tratados. A partir dessas abordagens, os alunos desenvolvem semanalmente atividades como manuseio e escolha de uma reportagem para reescrita em caderno meia pauta, leitura de notícias da região, previsão do tempo entre outras notícias importantes.
Cedidas / E.M. Prof. Ivo Garrido
Interação familiar
Duas vezes na semana, um aluno é responsável por levar a sacolinha com o jornal do dia escolher uma reportagem, recortar, colar no caderno que o acompanha, interpretar e compartilhar as informações com seus familiares. Em junho, todas as turmas realizaram diversas atividades que foram contempladas na página do jornal “O Imparcial na Escola”, no qual os quartos anos contribuíram com um relato de experiência sobre o solo e um texto informativo sobre o Concurso de Textos.
Comportamento e desenvolvimento
Os quintos anos, exploraram neste semestre a roda de jornal, uma atividade permanente do Programa Ler e escrever. Nelas foram trabalhadas aspectos essenciais tanto do comportamento leitor quanto do desenvolvimento do hábito de ler jornal, devido sua frequência de caráter semanal. Além das rodas propostas pelo “Ler e Escrever”, foram realizadas muitas outras planejadas e articuladas pelo professor.
Cedidas / E.M. Prof. Ivo Garrido
Socialização
Elas foram desenvolvidas no cotidiano da sala e também no momento de leitura. As atividades eram realizadas com os alunos dispostos individualmente ou em grupos, mas sempre com socialização coletiva no final, verbal ou por meio da exposição no mural da sala. Dessa forma, podemos concluir que o trabalho com o jornal tem enriquecido e auxiliado no aprimoramento dos conteúdos propostos, visto que, por ser regional, traz fatos e acontecimentos do conhecimento de grande parte dos alunos, podendo assim ser trabalhado concomitantemente com todas as disciplinas e de acordo com o nível/ano de aprendizagem de cada aluno