A ordem da publicação das entrevistas com os candidatos ao cargo de prefeito de Presidente Prudente nas edições de O Imparcial, dos dias 3, 5 e 10 de setembro, foi definida na manhã desta segunda-feira, na sede deste diário. O sorteio foi acompanhado por representantes de três dos seis pretendentes ao Executivo, que conferiram a explicação da editora-executiva deste diário, Aline Martins, sobre as normas, regras e detalhes de como serão as sabatinas.
O calendário foi fechado da seguinte forma: publicações sempre nas terças e quintas-feiras, quando há o jornal impresso, e em três datas diferentes, sendo que em cada uma delas serão publicadas duas entrevistas (veja abaixo a ordem e nome das publicações), totalizando a oportunidade de todos seis candidatos falarem à sociedade. Para isso, as entrevistas serão feitas a partir desta terça-feira, conforme agendamento feito pela reportagem com as assessorias dos postulantes.
“O Imparcial tem a tradição de colaborar com a democracia com a veiculação destas entrevistas, já aguardadas pelos nossos leitores. Nossa intenção é, enquanto um noticiário jornalístico, proporcionar mais uma oportunidade para que o eleitor leia o que os candidatos têm a oferecer para Presidente Prudente e assim, ajudá-lo a decidir seu voto”, ressalta Aline.
Sabatinas
Ao todo, serão oito perguntas, sendo seis questionamentos iguais para todos os candidatos e outros dois que serão formulados de acordo com as experiências sociais e políticas dos concorrentes. Como forma de deixar o conteúdo final de forma mais semelhante possível, foi estipulado pela direção de O Imparcial um tempo médio de um minuto para cada resposta, não sendo permitidos ataques a outros candidatos na entrevista.
Cada pretendente deverá comparecer à sede deste diário no dia e horário agendados para responder às perguntas, acompanhado de apenas uma pessoa, à sua escolha. Não será permitida a gravação da sabatina, em áudio ou vídeo, a não ser pela própria equipe de reportagem.
Representantes presentes
O candidato Josué Alves Macedo, do Psol (Partido Socialismo e Liberdade), compareceu à reunião deste diário, acompanhou o sorteio da ordem de publicação e já agendou sua entrevista com a reportagem. O pretendente à reeleição, Ed Thomas, da coligação “O Trabalho Honesto Tudo Vence”, entre os partidos MDB e Avante, foi representado pelo seu vice, o autônomo Matheus Perussi.
Já o ex-prefeito, Milton Carlos de Mello, o Tupã, da coligação “Todos por Prudente”, composta pelo Solidariedade, PRD (Partido Renovação Democrática), Federação PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e Cidadania, Progressistas, PR (Partido Republicanos), PSD (Partido Social Democrático) e PL (Partido Liberal), foi representando no encontro por Beth Galindo.
Mauro Cesar Martins, do Partido Novo; Nilton José Miranda, do PDT (Partido Democrático Trabalhista); e Paulo César de Oliveira Lima, (Partido Socialista Brasileiro), da coligação “União Para o Bem de Prudente”, formada com o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), o Podemos e o União Brasil; não compareceram nem enviaram representantes.
- Ed Thomas (MDB)
- Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos)
- Nilton José Miranda (PDT)
- Mauro Cesar Martins (Novo)
- Paulo César de Oliveira Lima (PSB)
- Josué Alves Macedo (Psol)