O homem da esquina

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista contra a arma e a armação (gíria)

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 24/09/2024
Horário 05:30

Já há algum tempo, talvez um mês, ele se mantém na esquina da Rua das Palmeiras coma a Avenida Ana Jacinta, em Prudente. Fez da esquina o seu cantinho, para não dizer o seu lar ou, melhor, o seu ponto. Passa a maior parte do tempo sentado ou deitado, dependendo da hora. Bebe cachaça o dia inteiro. 
Fui averiguar. Quem é ele? Seu nome é Sandro e tem 60 anos. "Nasci em Porecatu, no Paraná, e faz uns 15 anos que estou por aqui (Alta Sorocabana)", explicou ao cronista. Ele deixou a família e "caiu no mundo" sem explicar o motivo. 
Além de Prudente, seu Sandro já "morou" em Presidente Venceslau, Presidente Bernardes e outras cidades vizinhas. "Já passei por várias cidades", confirmou. Não sei se é o caso de, além de morador de rua, também tachá-lo de andarilho ou eremita.
Sempre tem alguém, uma boa alma, que lhe dá comida e água na esquina, onde dorme até com bons cobertores. Nas noites chuvosas, ele se abriga debaixo de marquises de lojas na Avenida Ana Jacinta.
O nosso ilustre alegou que não consegue trabalhar por causa da tal de dor ciática, que, de fato, é bem chatinha. Por que não aceita ir para um abrigo municipal? "Não vou, tem muita briga, confusão e droga. Eu bebo pinga, mas não uso droga", contou, acrescentando que prefere morar na rua.
Sobre a "marvada" o seu Sandro disse que bebe um corote por dia, o que, segundo me explicou o Osmar (do bar), é o equivalente a meio litro de cachaça. É muita pinga para um só dia, não é não? Futuro? Ele parece que não se preocupa com isso. "Fazer o quê?", resumiu, já bêbado na manhã de domingo. 
Ele dá pinta de ser um sujeito calmo. Sobre a eleição disse que tinha título. Tinha! Não tem mais. "A chuva estragou o meu título", comentou o xará a quem desejo boa sorte. 

DROPS

Classificado: Vende-se cadeira. Tratar com Datena.

Sente dores? Consulte Madame Poupador.

Primavera calorenta é ensaio do verão.

Carro voador. Você ainda vai ter um.

Vai construir ou reformar? Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas, um mundo de cores. Av. Ana Jacinta. 1.663
 

Publicidade

Veja também