O homem, a natureza e a IA precisam ser aliados...

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 18/09/2024
Horário 05:00

A entrevistadora norte-americana, Oprah Winfrey, apresentou seu novo especial para a Channel 7, ABC – AI and the Future of Us (“Inteligência Artificial e o Nosso Futuro). O especial foi planejado para ajudar o público no entendimento quanto aos benefícios e as ameaças da IA (Inteligência Artificial) e como ela irá se configurar no dia a dia de todos nós. Entre outros especialistas, ela entrevistou Sam e Bill Gates. Ambos os protagonistas no desenvolvimento moderno da IA, principalmente considerado o grande investimento da Microsoft na OpenAI.
Bill Gates apresentou uma visão positiva e otimista sobre o futuro com IA. Nas palavras dele: “A IA (Inteligência Artificial) é o maior avanço tecnológico da minha vida, e é mais importante do que nunca fazer com que as pessoas participem do diálogo.” Em sua visão, a Inteligência Artificial terá um impacto maior na sociedade do que foi o PC, a internet ou o telefone, considerado seu potencial de ser um aliado a mais em áreas como a saúde e a educação. Contudo, seu otimismo ignora os vieses ainda existentes nas IAs disponíveis. Gates também enfatizou o papel da IA na solução de grandes problemas globais, como mudanças climáticas (do que já vem ocorrendo no mundo) e das doenças. Assim, como as preocupações sobre o futuro do trabalho. 
E a pergunta que permanece como um grande desafio é: Como podemos garantir um desenvolvimento da IA que impacte e beneficie toda a humanidade em suas complexidades particularidades? Estamos vivenciando a todo instante mudanças que nos fazem repensar e muito como podemos de maneira mais eficaz fazermos a nossa adaptação num aprendizado futuro tão próximo. Seja, provável que muitos de nós não aprendemos e pelo jeito isso ainda irá levar um bom tempo. Quando falamos com essa linguagem de expressão mútua, a todas as pessoas, não podemos ficar de fora de nossa teimosia, como sempre ligado às inserções premeditadas pela insistência do homem, com certeza também estamos inseridos nesse processo. 
Com as mudanças climáticas, parte essencial que já condiz com a nossa sobrevivência aqui na Terra, é preciso aprendermos já e fazermos dessa aliança da IA como parte que não julguemos o que poderia dar errado, mas já sabendo das improváveis sabotagens dos que pecam contra. O nosso sistema de educação pede socorro, a nossa clientela governista precisa ir de encontro da sua imediata performance que podem fazer acontecer. Ou a gente se une e aprende, ou tudo irá seguir conforme contradiz o protocolo. 
 

Publicidade

Veja também