O desafio do vestibular

OPINIÃO - Alcione Bueno

Data 19/11/2022
Horário 05:00

Conquistar uma vaga em uma das principais universidades do Brasil é um objetivo almejado por muitos jovens estudantes. No entanto, passar pelo desafio do vestibular não é uma tarefa simples. Para que este sonho se realize, é necessária uma preparação intensa e focada ao longo de todo o ano. E agora que estamos próximos do período no qual acontece uma série de provas para acesso à educação superior, a expectativa e a ansiedade para os exames aumentam.  
Embora o conhecimento científico e acadêmico sejam fundamentais para os bons resultados no vestibular, outros processos também auxiliam neste momento. Além da bagagem teórica, o estudante precisa desenvolver habilidades que exercitem a paciência, organização, gestão de tempo, empatia, como lidar com sentimentos e o discernimento ao analisar qual é a universidade ideal para o seu perfil.
Desta forma, as escolas ainda podem apresentar as diversas opções de cursos e universidades públicas e privadas disponíveis no mercado, para que, assim, os jovens possam fazer a escolha mais assertiva de acordo com seus planos. 
A preparação prévia é a chave para a execução de uma prova com calma e que atinja as expectativas pretendidas, principalmente em exames em que a concorrência tende a ser maior, como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que na edição de 2022, recebeu 3.396.632 inscrições, considerando as duas versões, impressa e digital, conforme apontam dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).  
Neste sentido, uma das dicas para ajudar neste processo é encontrar um lugar calmo e silencioso para estudar. Este espaço pode ser uma biblioteca, cafeteria, um quarto, ou até mesmo, um local ao ar livre. O importante é que seja um espaço reservado que ajude na concentração e a evitar possíveis distrações.
Além disso, contar com um cronograma de estudos bem estruturado é primordial para melhor absorção dos conteúdos. Na véspera da prova, o cuidado da mente e do corpo deve também ser priorizado. Optar por uma alimentação mais leve, fazer atividades prazerosas e relaxantes, exercitar-se e ter uma boa noite de sono ajudam a diminuir a tensão antes do teste. É importante conferir ainda como chegar ao local de aplicação da prova para evitar imprevistos e também organizar o material necessário, como documento de identificação com foto, canetas, endereço do local de aplicação da prova e cartão de confirmação.
No dia do vestibular, toda a atenção é preciosa. Neste momento, é recomendável sair de casa com antecedência. Ao entrar na sala de aula, com o caderno de provas e o gabarito em mãos, é recomendável conferir se todos os dados pessoais estão corretos. 
Depois, é hora de manter a calma para que ansiedade não atrapalhe no entendimento e resolução das questões. Iniciar pelas mais fáceis pode ajudar, pois, a maioria das correções é feita por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI), que avalia as questões por diferentes níveis de dificuldade, desta forma cada acerto equivale a alguns pontos a mais na nota e tem um peso diferente, ou seja, além de acertar é preciso evitar erros nas questões mais fáceis para acumular mais pontos. Em alguns casos, começar pela redação também pode ser uma boa alternativa, visto que, ao final do exame, a mente pode estar cansada e a criatividade reduzida. 

Publicidade

Veja também