O amanhã pertence às crianças de hoje

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 20/10/2024
Horário 04:09

O mês de outubro é marcado por duas celebrações importantes. A primeira comemoração é a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, onde a Igreja Católica celebra a aparição da imagem nas margens do Rio Paraíba do Sul (SP). Além disso, a data marca o Dia das Crianças, onde os nossos pequenos e pequenas, que são o futuro de nossa nação, esperam poder ter todas as condições dignas, como: educação que os ajudem em seu processo de alfabetização e tenham uma consciência crítico-reflexiva sobre a realidade. Alimentação de qualidade para que não atrapalhem o desenvolvimento físico e os livres de enfermidades futuras. Boa moradia, em lugares arborizados, pavimentados, com saneamento básico. Uma unidade básica de saúde, para que eles tenham assistência médica e odontológica. Em seu convívio familiar, elas deveriam ser tratadas com amor, e respeito, para o seu crescimento e desenvolvimento, humano, afetivo, psicológico e também cultivar desde cedo no coração de nossas crianças a prática de uma espiritualidade, para que elas tenham uma boa qualidade de oração, meditação com a Palavra de Deus e uma constante busca de intimidade com o Transcendente. Com relação à participação das crianças na igreja: temos desde o Batismo, onde damos início à vida cristã delas; e com ele a porta para a participação em todos os outros sacramentos. Na catequese que elas são inseridas na vivência da fé e dão início a uma jornada cristã, adquirem a maturidade cristã da vivência da fé e recebem durante o período de catequização o sacramento da Reconciliação (Confissão), da Eucaristia (Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, o ápice da fé cristã) e o Sacramento da Crisma, que por meio dele as crianças conseguem responder com maturidade a sua fé cristã e testemunhá-la em sua vida. Todas as instituições e a igreja desenvolvem esse papel de auxílio às nossas crianças para contribuir em seu crescimento e desenvolvimento. A família é a primeira instituição social à qual as crianças são expostas, e a influência que ela exerce na vida dos pequenos é indiscutível. É neste ambiente que são estabelecidos os primeiros vínculos afetivos e onde as primeiras lições de vida são aprendidas. Educar uma criança não é tarefa fácil e, por isso, a parceria entre a família e a escola é tão importante. Quando a família participa ativamente da educação dos filhos, a aprendizagem se torna mais significativa. A educação infantil escolar é um estágio muito importante, porque é o primeiro contato da criança com o processo de aprendizagem formal. Além disso, a educação contribui para o desenvolvimento integral da criança, ajudando-a a desenvolver habilidades sociais, emocionais, cognitivas e físicas.

MINI SERMÃO
Celebrar o Dia das Crianças é render graças a Deus por elas existirem, uma vez que todo adulto foi criança um dia. Era para ser uma data festiva em que só teríamos bons testemunhos para celebrar esta data; porém, o descaso, a violência com que são tratadas e vivenciam em seu cotidiano, faz com que este dia seja celebrado com aperto em nossos corações ao contemplar crianças sendo exploradas no trabalho infantil e nos abusos sexual de seus parentes e pessoas próximas delas. Crianças sendo utilizadas para o tráfego de órgãos e drogas, sem o menor respeito e consideração com a integridade física das mesmas. Crianças que não têm uma boa educação e nem moradia, que vivem em condições precárias impossibilitando o crescimento físico, intelectual e sociocultural. Amemos mais as nossas crianças e cuidemos delas com todo respeito a fim de oferecermos todas as condições necessárias para o seu desenvolvimento. 
(Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h. 

MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua reflexão sobre a felicidade diz: "o amanhã pertence às crianças que protegemos hoje". 
Segundo o pontífice da fé, as crianças são a alegria de nossas famílias, bem como da humanidade e da Igreja, na qual cada uma representa o elo duma cadeia muito longa, que se estende do passado ao futuro e cobre toda a terra. Muitas crianças estão na luta contra doenças e dificuldades, no hospital ou em casa, quem é vítima da guerra e da violência, quem padece a fome e a sede, quem vive na rua, quem é forçado a combater como soldado ou tem de escapar como refugiado, separado dos seus pais, quem não pode ir à escola, quem é vítima de grupos criminosos, das drogas ou doutras formas de escravidão, dos abusos. As crianças merecem ser tratadas com dignidade e respeito, o amor e os bons cuidados. Receberem todas as condições necessárias pata o seu crescimento com o apoio da família, intuições como escola e igreja; aos quais participam diretamente no desenvolvimento afetivo, cognitivo, emocional e sociocultural delas. 

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000
 

Publicidade

Veja também