Nupe divulga programação do 4º Festival Ocupação Preta

Evento será de 11 a 14 de novembro, em Prudente, com o tema “A história de um é a narrativa de todos”; objetivo é fomentar discussões sobre questões raciais

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 23/10/2024
Horário 09:08
Foto: Arquivo
Na programação haverá rodas de conversa, atividades pedagógicas, apresentações científicas e culturais
Na programação haverá rodas de conversa, atividades pedagógicas, apresentações científicas e culturais

Promover e celebrar as produções culturais, artísticas e intelectuais de pessoas negras do oeste paulista. Este é o objetivo do Festival de Ocupação Preta, que chega em sua quarta edição em 2024, organizado pelo coletivo de estudantes e professores vinculado ao Nupe (Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão) da FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia), entre os dias 11 e 14 de novembro.

“Esperamos que o evento se consolide no calendário regional de atividades do mês da consciência negra e que possamos criar um espaço de diálogo e enriquecimento cultural sobre a negritude”, explica a supervisora do Nupe da FCT, professora Dra. Sueyla Ferreira da Silva dos Santos.

A cada edição, o festival tem se destacado por atender um público diversificado, que inclui estudantes, educadores, movimentos sociais e a comunidade em geral. O objetivo é fomentar discussões sobre questões raciais, sempre com foco na valorização das experiências e narrativas da população negra.

“ESPERAMOS QUE O EVENTO SE CONSOLIDE NO CALENDÁRIO REGIONAL DE ATIVIDADES DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA E QUE POSSAMOS CRIAR UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E ENRIQUECIMENTO CULTURAL SOBRE A NEGRITUDE”
Dra. Sueyla Ferreira da Silva dos Santos

A edição de 2024 terá como tema “A história de um é a narrativa de todos”, inspirado no livro “Querido estudante negro”, de Bárbara Carine (UFBA), idealizadora da escola afro-brasileira Maria Felipa, localizada em Salvador (BA). “Escolhemos este tema por ressaltar a importância da coletividade na preservação da memória histórica negra, reforçando que cada história individual enriquece o entendimento social”, complementa Sueyla.

Na programação haverá rodas de conversa, atividades pedagógicas, apresentações científicas e culturais, com a presença de convidados de diferentes instituições. Confira a programação completa no link https://www.fct.unesp.br/#!/extensao/nupe/iv-festival-ocupacao-preta/programacao-festival/.

O IV Festival Ocupação Preta é uma realização do Nupe, com apoio da direção da FCT, Departamento de Educação, programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação Física Profissional (Proef), Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente (Sintrapp), Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp), Seduc de Presidente Prudente e Inky Design da Unesp de Bauru.

“Convidamos toda a comunidade a participar e celebrar o protagonismo de pessoas negras, desafiando narrativas dominantes e construindo um espaço de reflexão e aprendizado sobre a cultura afro-brasileira”, finaliza Sueyla.


 

 

Publicidade

Veja também