A Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) indicou a O Imparcial nesta segunda-feira que o recadastramento anual dos motoristas ainda está abaixo do esperado. O procedimento teve início em fevereiro e, até agora, somente 103 condutores fizeram o recadastro junto ao órgão. Entre eles, 47 motoristas por aplicativo, 32 taxistas, 23 condutores de veículos escolares e apenas um mototaxista realizaram a inscrição municipal em 2022.
O coordenador de Assuntos Viários da pasta de Mobilidade Urbana, Manoel Silva Félix da Costa, pontua que é esperado o recadastramento de mais de 1,2 mil motoristas profissionais do município. “São cerca de 700 motoristas por aplicativo, 300 condutores de escolares, 170 taxistas e um número volátil de trabalhadores que utilizam motos”, relata.
De acordo com coordenador de Assuntos Viários da Semob, o recadastramento anual é importante para que os condutores trabalhem de acordo com a legislação municipal e atuem de maneira regularizada. “O não recadastrado entra em situação irregular. Quem não realiza o procedimento dentro do prazo pode receber advertências por escrito, multas”, relata Manoel. Segundo ele, a Semob detecta os não recadastrados por meio de um levantamento feito nos arquivos da pasta.
Manoel explica que o processo do recadastramento é feito a partir da análise de documentos anexados, do registro em sistema de informação, emissão de credenciais do ano corrente e vistoria e selagem dos veículos. Neste ano, o adesivo do recadastramento será amarelo. “O usuário pode verificar o selo afixado no para-brisas do veículo com o ano vigente, este ano de cor amarela, e credencial da mesma cor.
SERVIÇO
O recadastramento precisa ser requerido no setor de Protocolo Geral, localizado no andar térreo do Paço Municipal Prefeito Florivaldo Leal. O prazo final para o recadastramento é 31 de março para todas as categorias, exceto para motoristas por aplicativos, que terão até 30 de abril. Todas as portarias, com as regras e documentos necessários, podem ser consultadas no Diário Oficial do Município, edição de quinta-feira, do dia 27 de janeiro de 2022.
Fotos: Semob
Neste ano, adesivo do recadastramento é amarelo
SAIBA MAIS
Semob inicia recadastramento de motoristas de aplicativo, táxi e van escolar