Cresceu em 4,75% o número atendimentos relacionados ao combate do câncer de mama no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, de Presidente Prudente , e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). De janeiro a setembro de 2022, foram realizados 4.339 atendimentos no HR e 49 no AME, totalizando 4.388. Já nos primeiros noves meses de 2021, segundo dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), foram registrados 4.154 atendimentos no HR e 35 no AME, ou seja, 4.189.
De acordo com a pasta estadual da Saúde, os números estão associados aos atendimentos de pessoas com o CID C50, que representa a doença conhecida como câncer de mama. No entanto, a SES diz não ter o filtro dos números de diagnóstico da doença.
No HE (Hospital de Esperança) de Presidente Prudente, o número de atendimentos também cresceu se comparado aos registros do ano passado. Até setembro de 2022, foram realizados 2.625 atendimentos. Em 2021, foram 293. Segundo o hospital, a alta se deve ao fato de o HE, no ano passado, não estar cadastrado no Sismama, que é um subsistema de informação do SIA (Sistema de Informação Ambulatorial) do SUS (Sistema Único de Saúde) instituído pelo Ministério da Saúde para monitoramento das ações de detecção precoce do câncer de mama.
“Os atendimentos são procedimentos. Por exemplo, uma paciente é atendida por diversas vezes: ela passa pela consulta, pela radioterapia ou pela quimioterapia ou realiza alguma cirurgia ou coisa do tipo. Então, esses números não condizem a pacientes únicos, mas, sim, procedimentos relacionados ao câncer de mama”, indica o Hospital de Esperança a respeitos dos dados associados ao número de procedimentos de combate ao câncer de mama.