O Plantão apurou que o novo Regimento Interno da Câmara Municipal de Presidente Prudente terá mais de 300 artigos. Cerca de 100 artigos a mais em relação ao atual, em vigor há 33 anos e que passou por pequenas alterações há 28 anos.
MAIS DEMOCRÁTICO
Apesar mais volumoso, o novo guia de funcionamento do Poder Legislativo está sendo elaborado com a finalidade de que seja mais simples e mais claro. Portanto, mais democrático, do ponto de vista de acesso e compreensão da população em geral.
SIMPLES E CLARO
Alguns artigos se tornaram três, exatamente com a pretensão da simplicidade e clareza. Aliás, em termos de escrita, o jornalista Ricardo Noblat, no livro “A arte de fazer um jornal diário”, afirma que melhor que uma frase, são duas frases.
HÁ QUASE 1 ANO
Assim que tomou posse como presidente, em janeiro do ano passado, Tiago Oliveira (PTB) iniciou os entendimentos. Em abril foi formada a comissão, nomeada por meio de portaria e que passou a trabalhar criteriosa e intensamente.
COMPETÊNCIA TÉCNICA
A comissão é formada pelos técnicos legislativos Marcel Tenório de Britto Cano e Luís Fernando Fazioni, com a coordenação do procurador jurídico Dr. Fernando Monteiro e orientação do diretor geral da Câmara, Laércio Alcântara.
QUESTÕES POLÍTICAS
Os vereadores estão cientes do conteúdo que tem o parecer da comissão técnica de revisão e modernização editorial do novo regimento. Neste momento, avaliam questões políticas. Em breve, o regramento deverá ser apreciado e votado em plenário.
DITO E FEITO
Confirmado o que o Plantão antecipou: o prefeito Ed Thomas (sem partido) nomeou Bill Paschoalotto secretário do Meio Ambiente; Yuri Reis para o Turismo, acumulando com a Cultura onde já estava; e Geraldo Gomes na chefia de gabinete.
CIDADE BOA
Com formação superior em turismo, Yuri é defensor da seguinte máxima: cidade boa para o turismo é cidade boa para quem mora. O que significa ter bom equipamentos, de tal forma estar empenhado em melhorar espaços públicos como a Cidade da Criança.
PRINCIPAIS AÇÕES
Bill foca as suas principais ações na solução dos resíduos sólidos, que já está acontecendo; novo contrato da Cooperlix, a cooperativa de catadores de recicláveis, com remuneração pela quantidade coletada; e definições sobre os grandes geradores.
ECONOMIA SIGNIFICATIVA
Conforme o novo secretário, no final do ano passado, 80 das 90 empresas da 1ª fase dos grandes geraram economia de R$ 250 mil aos cofres públicos por mês, pois o município deixou de coletar, transportar e aterrar os resíduos deles.
QUASE TODOS
Em seu gabinete, Ed Thomas fez ontem reunião de secretariado, incluindo a participação de assessores de secretarias. Foram definidas estratégias e metas. Único ausente: Clayton Santos, secretário de Comunicação e Esportes, de viagem a Brasília.
AUDIÊNCIA NO DER
Hoje, na agenda do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) audiência com o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), coronel Sérgio Codelo, acompanhado de prefeitos de municípios da Nova Alta Paulista.