O Instituto Envolverde, em parceria com a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e com apoio do gabinete do deputado Mauro Bragato (PSDB), realizará no dia 24 de abril (quarta-feira) o segundo evento do projeto "Diálogos do Pontal - Agenda para o Desenvolvimento Sustentável". O lançamento da iniciativa ocorreu em 5 de abril em Presidente Prudente, com um encontro presencial. Neste segundo diálogo, que acontecerá virtualmente, especialistas debaterão a região sob o prisma dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 6, 13, 14 e 15 - todos focados na dimensão ambiental.
A transmissão ocorre das 17h às 19h pelos canais www.youtube.com/Envolverdeoficial, facebook.com/envolverde e linkedin.com/company/envolverde.
Já estão confirmadas no debate as presenças do secretário municipal de Meio Ambiente de Prudente, Claudionor Pachoalotto Junior, o Bill; da coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), Andrea Peçanha Travassos; do coordenador de projetos da Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar), Djalma Weffort; e do conselheiro da Associação Alternativa Terrazul e representante do Observatório do Clima, Pedro Ivo. A mediação do diálogo será do presidente do Instituto Envolverde, Dal Marcondes.
A iniciativa "Diálogos do Pontal - Agenda para o Desenvolvimento Sustentável" inclui a organização de cinco eventos para debater o desenvolvimento da região do Pontal do Paranapanema na perspectiva dos 17 ODSs da ONU (Organização das Nações Unidas). O conteúdo dos debates se somará ao resultado de um amplo estudo realizado pelo Instituto Envolverde em uma publicação que será lançada no segundo semestre de 2024.
O "Diálogos do Pontal" tem o objetivo de produzir conhecimento e estabelecer um intercâmbio entre gestores públicos e especialistas nos diversos campos das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, regularização fundiária, redução das desigualdades e fortalecimento institucional, visando a identificação, diagnóstico e sugestões para o aprimoramento das soluções de desenvolvimento para a região do Pontal do Paranapanema.
“O evento de lançamento foi um sucesso porque reuniu representantes de diferentes esferas da sociedade, todos comprometidos em um esforço conjunto de desenhar diretrizes que podem nortear o desenvolvimento da região e levar o Pontal rumo a um modelo de sociedade mais justa e sustentável. Estamos satisfeitos em contribuir e mais ainda em ter o poder público, na figura do deputado Mauro Bragato e por meio da institucionalidade do Itesp, trabalhando conosco neste objetivo de melhora da qualidade de vida das pessoas hoje e no futuro”, comenta Dal Marcondes, presidente do Instituto Envolverde.