É bem provável que nesta quinta-feira (23) seja publicada a nomeação da prudentina com nome de astronauta Valentina Tereshkova Trugilo Romeiro Flores como secretária municipal de Cultura de Presidente Prudente.
TROCA DE CARGO
O Plantão obteve a informação junto ao prefeito Ed Thomas (MDB) no final da tarde de ontem, quando ainda conversava com a convidada para trocar o cargo de coordenadora do museu pelo comando da secretaria.
CARREIRA PÚBLICA
Valentina é servidora de carreira, pedagoga concursada como professora na rede municipal de ensino. Neste ano de 2024 está completando 27 anos de bons serviços prestados à educação e cultura.
ASTRONAUTA SOVIÉTICA
Até então coordenadora do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto, já que aceitou o convite e o desafio, a nova secretária tem o mesmo nome de astronauta soviética Valentina Tereshkova, a primeira mulher que foi ao espaço.
COLAR DE PRESENTE
Nome escolhido por seu pai Octávio Rosa Romeiro, com a concordância da mãe Gloria Trujilo Romeiro, exatamente para homenagear a astronauta que tomou conhecimento do fato e enviou um colar de presente para a prudentina homônima.
CORREIOS E JORNAIS
O repórter do Plantão, quando no início da carreira, conheceu “Otávio Romeiro”, que trabalhava nas comunicações da agência central dos Correios em Prudente e era jornalista, que escrevia para jornais locais.
PREVISÃO CONFIRMADA
Ao nomear Valentina Romeiro, o prefeito confirma a previsão do Plantão de que novamente poderia adotar solução para caseira para repor troca de secretário, nesse caso com a saída do professor Yuri Reis da Secretaria de Cultura.
ADJUNTO DA SECRETARIA
O Plantão não buscou confirmação junto a Ed Thomas, mas soube nos bastidores que Alysson Vinicius – filho dos professores Maria Aparecida “Lia” e Sérgio Jorge (1951-2018) que também foi jornalista e vereador – será o adjunto da Valentina.
RUMO PROVÁVEL
Outra informação de bastidores é a de que o secretário municipal do Meio Ambiente, jornalista e professor Bill Paschoalatto, irá assumir cumulativamente o cargo de secretário municipal de Turismo.
BELO CONTRATO
Falando em jornalista, a Câmara Municipal de Álvares Machado acertou ao contratar o jornalista Rogério Mative para a assessoria. O Poder Legislativo ganhou uma visibilidade que não tinha até então. A cidade também ganhou com isso.
BANCÁRIO E AGRICULTOR
Com a morte do prefeito Duca Bonilha (1939-2024), de origem bancária, o cargo é assumido pelo vice-prefeito Adauto Muniz de Andrade, agricultor. Nas eleições de 2020 foram eleitos em chapa puro sangue, pelo Patriotas.
TRABALHO E AMOR
O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) ao lamentar a morte de Duca Bonilha, cujo nome era José Bonilha Sanches, diz que foi deixado um legado de trabalho e amor por Santo Anastácio. Comenta que havia estado com ele recentemente.