Marcus Gil, 42 anos, e sua equipe da Agência Nova MCP Comunicação, de Assis (SP), foi quem assumiu a responsabilidade de dar uma cara nova para a nova fase do movimento #SejaGentil, divulgado anteontem, em um café da manhã no Colégio Braga Mello, em Presidente Prudente. Ele conta que tempos atrás, Paulina Paulino apresentou-lhe o movimento, como surgiu, ações desenvolvidas, etc. E a agência então comprou essa causa no sentido de contribuir no olhar da comunicação com o projeto. E pensou-se então num formato visual importante, que provocasse as pessoas a fazer o bem, a praticar a gentileza. A enxergarem bem como é o movimento.
E na questão do desenho, de acordo com a comunicação, entenderam que a marca precisava de uma revisão. E uma das coisas que logo perceberam foi que a gentileza estava ali na própria palavra “gentil”, em que o IL com um parêntese invertido na parte de baixo formava um emoji que revela um sorriso! Outro ponto importante, segundo Gil, era ter uma campanha forte após esse argumento do ideal, que é o lance do “fazer sorrir”.
“Entendemos que o primeiro pagamento de uma gentileza, a primeira resposta que obtemos do outro é, com certeza, um sorriso. E esse emojizinho aparece exatamente a partir dessa percepção do grande ideal. E para que a população prudentina perceba o movimento de fato, acreditamos que o melhor é uma grande campanha, onde entram os embaixadores [influencers como se diz hoje], com papel fundamental de darem uma grande cara ao projeto, podendo fazê-lo explodir, por serem da terra e estarem nela”, expõe o publicitário.
Como noticiado ontem, os embaixadores são: o idealizador Antonio Mello; a velocista Victória Belo de Sena; o radialista Luciano Reis; a jornalista Maristela Coimbra; o 1º-tenente do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Anderson Garrido Scaioni; Paulina Paulino; coronel Sílvio Cesar de Almeida Saraiva; e o diretor deste jornal, Sinomar Calmona.
Gil destaca a gentileza do grande papel do renomado professor e fotógrafo prudentino, Paulo Miguel, que fez as fotos dos embaixadores resultando primeiramente em um catálogo fotográfico. E cada um recebeu um porta-retratos com a sua foto de como será veiculada na campanha. A agência fez esse desenho de uma campanha visualmente com cores vibrantes, totalmente pertinentes aos dias atuais, no sentido de as pessoas, mesmo em um momento em que o distanciamento social é necessário, estarem mais próximas através do entendimento, do se colocar no lugar do outro.
“Agora, com muita força, de forma orquestrada, entraremos em contato com todos os veículos/empresas para que cada um ceda gentilmente o seu espaço [como o Sinomar Calmona, que já se comprometeu com meia página do jornal O Imparcial] para o movimento. E em 20/30 dias, com todos juntos, esperamos lançar simultaneamente a campanha para toda a comunidade. Mais do que perceber, que as pessoas comecem a ter essa preocupação de praticar a gentileza mais vezes durante o dia”, ressalta o publicitário.
MANIFESTO
Vivemos num mundo
Cada dia mais louco
De ser mais que o outro
Objetivos tão grandes
Que nos distanciam
E das pequenas coisas da vida
Eles nos desviam.
Os pequenos gestos
Ainda fazem a diferença
É sério.
Não é só uma crença
Já experimentou
SER GENTIL?
Fez uma gentileza
E alguém lhe sorriu?
Sorria!
Pinte o mundo
Você tem o poder de mudar
Se esse for seu desejo
Mais profundo
Faça Sorrir.
Movimento #SejaGentil
SAIBA MAIS
Polícia passa a integrar movimento #SejaGentil
Parceria visa metodologia "Seja Gentil" para PM
Pirapozinho integra movimento Seja Gentil
900 participam do encerramento do Seja Gentil
Alunos realizam blitz pela gentileza no trânsito
Programação do #Seja Gentil segue com projeto Leitura Dramática
Programação do #Seja Gentil segue com bate-papo hoje no Matarazzo