Francine Azevedo Nelli, natural de Rondonópolis, Mato Grosso, se formou em Juiz de Fora, Minas Gerais. Fez a residência em Clínica Médica no HR (Hospital Regional) de Presidente Prudente e especialização em endocrinologia e metabologia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. É membro e titulada da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Casada com o empresário Amilton Nelli Neto, instalou recentemente seu consultório no Centro de Especialidades Higienópolis, na Rua João Bohac, 500, bairro Higienópolis, em Presidente Prudente.
O QUE A LEVOU A ESCOLHER A ESPECIALIDADE DE ENDOCRINOLOGIA E QUAIS ASPECTOS MAIS A ATRAEM NESSA ÁREA?
Sou apaixonada pela endocrinologia, ela abrange todas as glândulas endócrinas, atuando na produção, liberação e regulação de diversas funções do organismo a partir dos hormônios. Além de atuar no metabolismo, realizando tentativas de sanar possíveis problemas que no futuro podem se transformar em doenças e prejudicar a vida do paciente. O que mais me atrai na minha especialidade é a capacidade que conseguimos em avaliar o paciente como um todo!! Desde uma avaliação metabólica, hormonal como nutricional.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE VOCÊ ENXERGA NA ENDOCRINOLOGIA ATUALMENTE, ESPECIALMENTE NO CUIDADO COM DOENÇAS CRÔNICAS, COMO DIABETES E PROBLEMAS HORMONAIS?
Acredito que os principais desafios estejam na necessidade da aderência do paciente ao tratamento. Doenças crônicas não possuem cura, necessitando de acompanhamento regular e do comprometimento do paciente em manter bons hábitos.
COM O AUMENTO DE DIAGNÓSTICOS DE CONDIÇÕES COMO OBESIDADE E DISTÚRBIOS HORMONAIS, COMO VOCÊ PRETENDE AJUDAR OS PACIENTES DA NOSSA CIDADE A CUIDAR MELHOR DA SAÚDE?
Tenho capacidade e autonomia em auxiliar os pacientes no controle e na superação de condições crônicas. Meu objetivo é ofertar uma avaliação adequada, ouvindo meu paciente, compreendendo com clareza o histórico e o objetivo de cada um deles, e assim planejar o melhor tratamento e acompanhamento.
ENDOCRINOLOGIA ABRANGE UMA AMPLA GAMA DE QUESTÕES HORMONAIS. QUAIS SÃO OS PROBLEMAS MAIS COMUNS QUE VOCÊ ESPERA TRATAR EM SEUS PACIENTES AQUI NA CIDADE?
Quando falamos de doenças endocrinológicas, as mais comuns são obesidade, diabetes, hipogonadismo (deficiência hormonal) e disfunções tireoidianas. Doenças pelas quais estão se tornando cada vez mais prevalentes devido a determinado fatores, como mudança no estilo de vida, envelhecimento da população e avanços na detecção.
QUAIS SÃO OS CONSELHOS QUE VOCÊ DÁ ÀS PESSOAS QUE BUSCAM MANTER O EQUILÍBRIO HORMONAL E UMA VIDA SAUDÁVEL?
Adote hábitos saudáveis. Alimente-se de maneira saudável. Não fume, evite bebidas alcoólicas em excesso. Procure dormir oito horas diárias. Faça exercício físico, pratique esportes que se identifica. Reserve um momento do dia para fazer algo que lhe traga prazer. Isso ajuda a quebrar um pouco a rotina pesada do dia a dia ofertando qualidade de vida. Pequenas mudanças na alimentação, na hora de dormir e nos costumes diários pode deixar a rotina mais saudável.