Nota da Diocese de Presidente Prudente

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 20/09/2020
Horário 06:30

Por meio de carta datada aos 16 de setembro de 2020, assinada pelo bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves dos Santos, a Diocese de Presidente Prudente esclareceu a situação do padre Milton Gonzaga de Lima que nesse mesmo dia foi apresentado como candidato a vice-prefeito numa das chapas locais para as próximas eleições municipais a serem realizadas em novembro. Tendo em vista que o Código de Direito Canônico não prevê a possibilidade de clérigos se filiarem a partidos políticos nem a se candidatarem a cargos políticos-públicos e para não causar nenhuma forma de estranheza na comunidade diocesana, a nota oficial foi também apresentada pelo próprio bispo em entrevista à Rádio Onda Viva (FM). À emissora diocesana dom Benedito disse: "Fui pego de surpresa!", ressaltando que "não fui o último, mas o penúltimo a saber".
A autoridade diocesana afirmou que o padre enviou carta endereçada ao bispo no dia 15 de setembro, na qual renunciava à função de pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Jd. Humberto Salvador na cidade de Presidente Prudente) e pedia afastamento do ministério sacerdotal pelo prazo de 120 dias (de 15/9/2020 a 15/1/2021). Dom Benedito ponderou que Gonzaga continua padre, podendo celebrar missa em oratório particular sem a presença de fiéis; para a volta do padre às funções, ele deverá oportunamente pedir e esperar a deliberação diocesana.
A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes será, por ora, administrada pelo bispo diocesano e assistida por alguns sacerdotes da cidade. Ressalte-se que o padre não foi ‘suspenso de ordem’, mas ‘afastado’, devendo cuidar das suas obrigações sacerdotais, especialmente dos deveres espirituais. Ao final, dom Benedito desejou “sucesso na caminhada [e que] Deus abençoe [o padre]”. A seguir a íntegra da Nota Diocesana.
“Assunto: Afastamento de Ordem do Revmo. Pe. Milton Gonzaga de Lima/ A Diocese de Presidente Prudente, serve-se da presente para comunicar que no último dia 15/09/2020, o Revmo. Pe. Milton Gonzaga de Lima apresentou carta renunciando ao ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Conjunto Habitacional Humberto Salvador, Presidente Prudente (SP), e afastamento de suas funções sacerdotais por motivos pessoais, por um período de quatro meses (15/09/2020 à 15/01/2021). / Com o afastamento de suas funções sacerdotais, o Revmo. Pe. Milton deverá deixar imediatamente a casa paroquial com todos os seus pertences e o automóvel de propriedade da paróquia, e ficará sem o direito a côngrua, ficando também sobre sua total responsabilidade o pagamento do plano de saúde, o recolhimento do INSS particular, bem como a total manutenção de seu sustento pessoal. / O Revmo. Pe. Milton comprometeu-se, neste período de afastamento de suas funções sacerdotais, a guardar fiel e incansavelmente todas suas obrigações, compromissos, encargos inerentes ao ministério sacerdotal. / Neste período de afastamento do ministério sacerdotal, o Revmo. Pe. Milton fica autorizado a celebrar a Santa Missa em Oratório particular, sem a presença de fiéis, e proibido de ministrar qualquer outro sacramento. / Deus, por intercessão da Virgem Maria, ilumine e fortaleça o Revmo. Pe. Milton, para que durante este período de afastamento do ministério, permaneça autêntico discípulo missionário de Cristo Jesus.”

Liturgia
25º Domingo Comum

Leituras: Isaías 55,6-9; Salmo 144; Filipenses 1,20c-24,27a; Mateus 20,1-16a
I.- Antífona de Entrada: Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
II.- DEUS É GRAÇA. Deus é escandalosamente justo e bom porque é graça. É tão bom que às vezes não conseguimos nem podemos entender. Afinal, por que Ele é tão indulgente com os pecadores públicos (e famosos)? Mas nos esquecemos do quão indulgente conosco Ele é. Abramos nossos corações à sua bondade e misericórdia. Ele nos dá sem que lhe peçamos. E nos dá tudo por nada. Dá além do que esperamos. Tanto o primeiro quanto o último recebem seu amor. Tanto o primeiro quanto o último são convidados para a sua mesa. Unamo-nos a Jesus em ação de graças.
III.- Leituras: 1) Busca o caminho de Deus. Deus está muito acima de todos nós; entretanto, também está bem perto de nós. Deveríamos buscá-lo e aprender a pensar e a trabalhar do jeito d'Ele. 2) Para mim, ‘Vida’ significa Cristo. Para o apóstolo São Paulo não tem importância viver ou morrer. Se vive, serve a Cristo; se morre, estará com Cristo. Mas está disposto a continuar trabalhando generosamente ao serviço do evangelho. 3) Deus é generoso com todos. A generosidade divina sobrepassa nossa racionalidade. Dá a todos uma oportunidade de entrar em seu Reino; nos permite participar de sua vida, não porque mereçamos, mas porque Ele é bom.
IV.- Oração: Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
V.- Para o caminho: O salário do patrão representa o amor de Deus que se manifesta a todo ser humano e, portanto, também a quem não o merece. Aprendamos do jeito divino de ser e deixemos que ele questione nossos valores e atitudes.
 

Publicidade

Veja também