Nossos medos cotidianos

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 16/03/2025
Horário 06:04

O medo é uma das marcas do nosso tempo. Em “Medo Líquido” (Zahar), Bauman faz mais um estudo singular sobre a vida contemporânea e revela um inventário dos medos atuais. O ser humano vive, hoje, em meio a uma ansiedade constante. Temos medo de perder o emprego, medo da violência urbana, do terrorismo, medo de ficar sem o amor do parceiro, da exclusão. O medo é uma emoção que não pode ser evitada, e o que vai determinar a sua intensidade é a maneira como lidamos com ela. Do ponto de vista de saúde mental, o grande problema são os medos exagerados e desproporcionais, afinal eles podem causar ansiedade. A fé e a esperança são componentes que ajudam na resiliência, e uma pessoa resiliente tem mais condições de enfrentamento. O resultado? Temos que nos atualizar sempre e acumular conhecimentos, circulamos dentro de shopping center, dirigimos carros blindados, vivemos em condomínios fechados. Muitos têm medo de ficarem gordos e começam os estragos para perder peso; para ser mais bonito gastam com cosméticos e maquiagens; o medo da solidão leva à internet para se mostrar que está feliz e começa a postar suas imagens de falsa segurança; o medo de ficar sozinho leva a matrimônios estragados; o medo de ficar adulto leva a ficar infantil a vida inteira. Muitos pais, com medo de magoar os filhos, não os corrigem dos erros que vivem, inclusive adultério e outros defeitos. Enfim, muitos imaginam que se não tivessem mais medo seriam felizes. A quem podemos confiar os nossos medos? Podemos confiar em amigos, familiares, ou em Deus, quando sentimos medo. Confiar em amigos e familiares pode ajudar a superá-los. Entender o medo é o primeiro passo para enfrentá-lo. Confiar em Deus pode brotar da compreensão de que somos sempre seguros; pois ele está conosco. A confiança em Deus pode ser baseada na experiência de quem Deus é para nós. Baseada na certeza de que Deus é o fundamento do nosso ser. Aceitamos nossas limitações e descobrimos possibilidades para superar os medos. Assim devemos cultivar pensamentos positivos, e ressaltar as vitórias que virão na superação destes medos. 

MINI SERMÃO
Ao lidarmos com nossos medos, é comum nos sentirmos pequenos frente às dificuldades e escolhermos fugir. E ao fugir, criamos um padrão de frustração, apreensão e ansiedade. A ansiedade faz com que os problemas pareçam sempre maiores, mais sérios, gerando estresse e podendo fazer o indivíduo adoecer. O grande problema são os medos exagerados e desproporcionais, afinal eles são responsáveis por desencadear a ansiedade e transtornos mentais. Conhecer os nossos medos, como lidamos com eles, quais as situações que nos fazem senti-los são informações importantes para a construção de um plano de enfrentamento. Ao lidarmos com algo que nos amedronta, é comum pensarmos naquilo que de pior pode acontecer. Assim devemos estar preparados e evitar situações que nos causam medo. O alerta de que algo foge do padrão normal de segurança é o que nos amedronta e causa ansiedade e pânico.
 (Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos Domingos 8h e 19h

MENSAGEM DO PAPA
O papa Francisco já afirmou que o medo é um dos maiores inimigos da vida cristã e que a proximidade com as pessoas é um antídoto para ele.
Segundo o pontífice da fé, o medo excessivo é um comportamento que nos machuca, nos enfraquece, nos encolhe, nos paralisa. Tanto que uma pessoa escravizada pelo medo não se move, não sabe o que fazer excessivo, de fato, não é um comportamento cristão, mas é uma atitude, podemos dizer, de uma alma aprisionada, sem liberdade, que não tem liberdade para olhar para frente, para criar algo, para fazer o bem. Entendemos que a fé inspira-nos e nos dá coragem para os enfrentamentos. A certeza da vitória virá se não deixarmos a ansiedade e a insegurança tomar conta de nossos corações. 

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão. 
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000


 

Publicidade

Veja também